NOTÍCIAS

| 20.04.13 - 13h04

Dia D intensifica combate à gripe no Recife

[caption id="attachment_33474" align="alignnone" width="679"] Geraldo: "Com certeza, é um passo importante para oferecer uma boa qualidade de vida aos recifenses”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, uniu forças ao Governo de Pernambuco e ao Ministério da Saúde em um grande mutirão de vacinação contra a gripe, cuja meta é imunizar 236 mil recifenses dos grupos de atenção prioritária até o dia 26 de abril. Neste sábado (20) está acontecendo o Dia D da campanha em todo o País. Para incentivar a população da cidade a tomar a vacina, o prefeito Geraldo Julio foi pessoalmente conferir o trabalho da PCR no Centro de Saúde Albert Sabin, na Tamarineira. Intitulada “Quem lembra da vacina se protege contra a gripe”, a ação começou no último dia 15 e já imunizou 15 mil recifenses.

Para garantir a imunização, foram destinadas à capital pernambucana 304 mil doses da vacina, que combate os vírus H1N1, H3N2 e o sazonal (Influenza B). “É muito importante que todos que fazem parte do grupo prioritário procurem os pontos de vacinação, porque a vacina reduz em mais de 50% os casos da gripe. Esse, com certeza, é um passo importante para oferecer uma boa qualidade de vida aos recifenses”, explicou Geraldo Julio.

O grupo prioritário é formado pelos idosos a partir de 60 anos, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto; crianças entre seis meses e dois anos e trabalhadores da saúde que atuam diretamente com situações de risco de contágio pelo vírus. Além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis, diabéticos, transplantados e doentes renais crônicos.

Além dos 162 postos de saúde e hospitais da rede municipal que possuem setor de vacinação, a PCR instalou postos volantes em supermercados, shoppings e associações; totalizando cerca de 200 locais de atendimento, que funcionam sempre das 8h às 17h. No dia 18, um posto extra foi instalado na Prefeitura, para atender a servidores e visitantes que atendam ao perfil prioritário da ação. A unidade, instalada no hall principal do edifício-sede, funcionará novamente na terça-feira, 23 de abril.

A partir de segunda-feira (22), a Secretaria de Saúde do Recife colocará à disposição das pessoas que não podem se locomover uma equipe para aplicar a dose na casa desses pacientes. Para isso, um familiar deve entrar em contato com o Posto de Saúde da Família mais próximo do seu distrito. O secretário de Saúde, Jailson Correia, reforçou a importância de a vacina ser oferecia todos os anos. “O vírus da gripe se modifica a cada ano. Então, a vacina é feita para a onda de gripe daquele ano”, pontuou.

O prefeito foi recepcionado por um grupo de idosos pacientes do Centro de Saúde. Coordenada pela terapeuta ocupacional Elizabet Pereira, a equipe fez ginástica rítmica e ainda cantou três músicas desejando um bom dia ao gestor da cidade. Geraldo Julio estava acompanhado pelo secretário estadual da Saúde, Antônio Figueira, pelo secretário municipal de Governo e Participação Social, Sileno Guedes, pelo secretário-chefe do Gabinete de Representação em Brasília, Lauro Gusmão, além de Jailson Correia.

[caption id="attachment_33476" align="alignnone" width="679"] Geraldo participou ainda de uma série de debates sobre os “Direitos das Mulheres”, promovidos pela PCR. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

RODA DE DIÁLOGOS – Do Centro de Saúde Albert Sabin, o prefeito seguiu para a Escola Municipal Nadir Colaço, na Macaxeira. Atendendo a um pedido da Associação dos Moradores do Córrego do Jenipapo, as secretarias da Mulher e de Saúde do Recife, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco, promoveram uma série de debates sobre os “Direitos das Mulheres”. Na ocasião, a PCR disponibilizou uma Unidade Móvel de Mamografia e atendimento básico de saúde.

Para Geraldo Julio, o momento representa a integração que o Poder Público Municipal quer manter com toda a população do Recife. “A Prefeitura está aqui, através das secretarias, para ouvir vocês. Essa é uma escuta legítima que nós vamos fazer o tempo inteiro”, destacou o prefeito. A roda de diálogos começou às 8h e segue até 12h. A iniciativa já passou pelos bairros da Várzea e Torre.