NOTÍCIAS

| 20.04.15 - 10h01

Hipertensão: ​A​tividade física como aliada

Dia Nacional de Combate à Hipertensão lembrará importância atividade física regular

No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. Para lembrar a data e orientar a sociedade sobre o risco da doença, a Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, preparou para estas quarta (22) e sexta-feira (24) duas ações de promoção e prevenção à saúde, com o Programa Academia da Cidade.

Nesta quarta-feira (22), a programação é voltada para os funcionários do prédio da Prefeitura do Recife, das 8h às 11h. Os servidores vão ter acesso a orientações e materiais educativos sobre a doença, além de serviços como aferição de pressão arterial e glicose capilar. Profissionais de Educação Física também vão participar do evento realizando avaliação física - medida de peso, altura, cintura abdominal etc. A palestra Reciclagem sobre Hipertensão Arterial: Revisão da VI Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial será ministrada para médicos e enfermeiros do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, a partir das 9h, no Auditório Capiba, no 15º andar da PCR.

Na sexta-feira (24), a programação será no Parque da Jaqueira, onde profissionais da Academia da Cidade darão início às atividades às 6h30, com um aulão cuja expectativa é reunir cerca de 500 pessoas. Os profissionais do Centro Médico Ermírio de Morais vão aferir a pressão arterial, glicemia capilar, além de distribuir materiais educativos, e dar orientações sobre a doença aos participantes.

Segundo o médico cardiologista Silvio Paffer, diretor geral do Centro Médico Ermírio de Moraes, um problemas do controle da hipertensão arterial é a baixa adesão dos pacientes ao tratamento. “Uma pessoa hipertensa precisa adotar hábitos saudáveis de vida. A principal recomendação é fazer atividade física regularmente, mas é preciso ter uma alimentação saudável, reduzir drasticamente o consumo de sal, parar de fumar e reduzir a ingestão de bebida alcoólica”, explica o médico.

A Secretaria de Saúde do Recife oferece tratamento aos pacientes hipertensos em todas as unidades, com distribuição de medicamentos padronizados para a doença, assim como disponibiliza um centro de referência, o Centro Médico Ermírio de Moraes, especializado em atender pacientes que precisem de acompanhamento de especialistas. O CMEM é localizado no bairro de Casa Forte e dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por cardiologistas, nefrologista, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, farmacêuticos e Academia da Cidade.