NOTÍCIAS

Cultura | 20.04.15 - 16h04

Livro Gente de Guerra é lançado no Museu da Cidade do Recife

Obra retrata a história dos soldados anônimos da Companhia das Índias Ocidentais, trazendo mais um capítulo da história do Brasil-holandês

Por quase 25 anos, a Companhia das Índias Ocidentais ocupou parte do Nordeste brasileiro. Muitas das batalhas foram narradas e são de conhecimento público, entretanto alguns dos seus principais protagonistas no processo de conquista e ocupação do Brasil foram esquecidos. Estamos falando dos soldados da Companhia que agora terão sua história resgatada, graças ao professor de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Bruno Romero Ferreira Miranda, no livro “Gente de Guerra. Origem, cotidiano e resistência dos soldados do exército da Companhia das Índias Ocidentais no Brasil (1630-1654)”. A obra será lançada nesta quarta-feira (22), às 19h, no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, com entrada franca.

A história dessa “gente de guerra”, recrutada aos milhares entre os anos de 1629 e 1653, é praticamente desconhecida e foi relegada por muitos historiadores que se dedicaram ao estudo do período neerlandês do Brasil. A pesquisa - materializada em livro - surgiu também em razão da ausência de um estudo social e da vida cotidiana do exército da Companhia das Índias Ocidentais no Brasil. O objetivo principal foi tratar da história de alguns dos muitos personagens anônimos que participaram da conquista e manutenção do Brasil, bem como investigar as condições de vida diária dessas tropas”, explica o prof. Bruno Romero Ferreira Miranda.

Segundo o pesquisador algumas questões balizaram o desenvolvimento do trabalho: saber quem eram esses homens, suas origens, razões porque se alistaram e como a Companhia os recrutava. Essas foram perguntas essenciais para a construção da história do livro “Gente de guerra”. “A pesquisa não nasceu apenas da curiosidade em saber quem eram esses homens, quais os motivos de alistamento e as suas condições de vida, mas também para entender qual foi o papel dos militares ordinários na derrocada da Companhia das Índias Ocidentais no Brasil”, conclui o pesquisador.

Durante o lançamento nesta quarta-feira, os professores e doutores Marcos Mattos de Albuquerque (UFPE) e Marcus de Carvalho (UFPE) farão uma apresentação da obra para o público.

Serviço:
Lançamento do livro “Gente de Guerra. Origem, cotidiano e resistência dos soldados do exército da Companhia das Índias Ocidentais no Brasil (1630-1654)”, do professor Bruno Romero Ferreira Miranda.
Quando: dia 22 de abril (quarta-feira)
Hora: 19h
Local: Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.
Informações: 3355.3106 / 3107
Entrada Franca.