Prefeitura do Recife realiza mutirão de limpeza nas margens do Rio Capibaribe
Ação acontece nas imediações do Cais da Alfândega. Nas imediações do Cais José Estelita já foram removidas 16,2 toneladas de lixo
A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), está realizando a limpeza da área de manguezal na margem do Rio Capibaribe, ao longo do Cais da Alfândega. A ação, que começou ontem (19), acontece até sexta-feira (22), a depender da quantidade de materiais. Na semana passada, o serviço foi realizado nas imediações do Cais José Estelita e removeu 16,2 toneladas de resíduos.
A cada 30 dias, a Emlurb realiza a limpeza nos manguezais que margeiam o Rio Capibaribe. Além do Cais da Alfândega, as intervenções acontecem no Cais José Estelita; ao longo da Rua da Aurora, no trecho compreendido entre a Rua da Imperatriz e a Avenida Norte. As ações beneficiam também a vegetação que fica em frente à Casa da Cultura, na área que fica em frente ao Paço Alfândega, bairro do Recife Antigo, Cabanga e nos bairros da Jaqueira e Poço da Panela.
Há, ainda, a limpeza dos resíduos flutuantes do Rio Capibaribe, que é realizada pelo Ecobarco. O equipamento atua em todos os trechos navegáveis do rio, dentro do município do Recife, incluindo as ilhas do Centro do Recife, a Zona Norte até a BR 101, e na bacia do Pina e seus afluentes. A cobertura é de aproximadamente 35km.
A iniciativa contribui com a preservação do meio ambiente, retirando os materiais constantemente jogados pela população, como garrafas plásticas, móveis e até equipamentos domésticos. A maioria do lixo removido é de garrafas plásticas, mas, em algumas ocasiões, também são encontrados colchões, móveis, sapatos e peças de aparelhos eletrônicos (como TV e computador).