Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 20.04.18 - 14h15

PCR inicia vacinação de grupos prioritários contra Influenza

img_alt

20ª Campanha Nacional começa nesta segunda-feira (23) e tem como meta vacinar 90% do grupo prioritário (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Começa nesta segunda-feira (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, doença conhecida como gripe. No Recife, as vacinas podem ser encontradas em cerca de 170 postos fixos da Secretaria Municipal de Saúde – entre eles unidades de saúde da família, Upinhas, Unidades Básicas Tradicionais e policlínicas – que funcionam das 8h às 17h. A campanha deste ano irá até o dia 1º de junho. Nesse período, a meta é vacinar 90% do público-alvo.

O grupo prioritário é formado por crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres em pós-parto), idosos maiores de 60 anos, profissionais das redes pública e privada de educação e de saúde, indivíduos de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades, quando há duas ou mais doenças simultâneas).

O Dia D está marcado para 12 de maio, véspera do Dia das Mães. Em 2017, o Recife aplicou 368 mil doses da vacina, que garante proteção contra três tipos de vírus Influenza (H1N1, H3N2 e B).

Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar, ou pelas mãos, que podem levar o agente infeccioso para boca, olhos e nariz.

Documentos - Alguns subgrupos do público-alvo precisam ter em mãos documentos que provem a necessidade da vacinação. Profissionais das redes públicas e privadas de educação e de saúde devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho, por exemplo. Mulheres puérperas necessitam de comprovação de que passaram por parto nos últimos 45 dias. Pessoas com comorbidade, por sua vez, têm de apresentar encaminhamentos médicos justificando a aplicação da vacina.

Boletim Influenza – De janeiro até o último dia 14, o Recife registrou 6.459 atendimentos de Síndrome Gripal (SG) e 89 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os números representam uma redução de 9,9% das ocorrências ambulatoriais e 53,9% das internações, em relação a 2017. Considerando a soma dos casos positivos de SRAG e SG um total de 10 casos tiveram amostras positivas para o vírus Influenza (sendo 03 para Influenza A H3 Sazonal e 07 para Influenza A H1N1).

 

Algumas medidas para evitar a doença:

 

 - Lavar as mãos com água e sabão frequentemente (principalmente antes de consumir algum alimento, tocar os olhos, nariz ou boca e após tossir, espirrar ou usar o banheiro);

 - Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável. Após o uso, descartá-los em lixeiras;

 - Na ausência de um lenço, usar o ombro ou antebraço interno como barreira ao tossir ou espirrar;

 - Não compartilhar alimentos, copos, garrafas, toalhas e objetos de uso pessoal;

 - Manter os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas, para favorecer a circulação de ar;

 - Pessoas com gripe/resfriado devem evitar ambientes fechados e aglomerados, assim como contato direto com outras pessoas (abraço, beijo, apertos de mão etc.);

 - Evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença. Em adultos, este período dura, em média, até cinco dias após o início dos sintomas. Nas crianças pode durar, em média, 10 dias;

 - Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde;

 - Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.