NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 20.04.22 - 18h30

PCR avança com obras de drenagem na Praça Miguel de Cervantes

img_alt

Imediatamente após desembarcar no Recife, o prefeito se deslocou para o bairro da Ilha do Leite e acompanhou o trabalho que está sendo feito pela Emlurb. Mais de R$ 900 mil estão sendo investidos para diminuir os alagamentos na localidade (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

O prefeito  João Campos chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, no início da tarde desta quarta-feira (20), após breve recesso. Ainda no aeroporto, João Campos e o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá, assinaram o documento referente à retransmissão do cargo. Logo em seguida, João Campos seguiu para Praça Miguel de Cervantes, onde vistoriou as obras de recuperação da rede de drenagem no entorno do equipamento. Por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a gestão municipal vai investir mais de R$ 900 mil para executar serviços de implantação de tubulação e melhorias nos passeios públicos do local.

 

“Após um curto período de recesso, a gente volta a atividade, assumindo novamente hoje, agradecendo a Romerinho que assumiu a Prefeitura de maneira interina nesse período e conseguiu garantir todo o ritmo de trabalho e execução, acompanhando as obras, as realizações da nossa cidade. A gente volta com toda disposição do mundo, vamos trabalhar ainda mais dedicados para poder construir o Recife que a gente sonha, e que a gente espera. Então, Romerinho, obrigado pela dedicação, estamos juntos”, comentou João Campos assim que desembarcou na capital pernambucana.

 

“Obrigado, prefeito, pela confiança, foi muito trabalho, tentando manter o ritmo que você emprega nas agendas do Recife. Conversamos com muita gente, ouvimos as comunidades, entregamos obras importantes, fizemos também monitoramento das ações da Prefeitura. Para mim foi uma honra muito grande servir ainda mais o povo do Recife e acompanhar de perto o que a Prefeitura vem fazendo. Eu tenho certeza que o Recife está no caminho certo, serão três anos de muitas entregas, e a gente vai mudar a realidade da cidade, a partir da sua gestão. Parabéns, conte comigo sempre”, respondeu Romerinho Jatobá na ocasião.  

 

Na Praça Miguel de Cervantes, João Campos conversou com os transeuntes e verificou os serviços que foram iniciados no último dia 4 de abril. A Prefeitura do Recife, por meio da Emlurb, está realizando um trabalho para minimizar o ponto crítico de alagamento que existe no local. “A gente está aqui na Praça Miguel de Cervantes, aqui é o mais importante polo médico do Nordeste brasileiro, e a gente está trabalhando para reduzir os pontos de alagamento da cidade. Aqui há uma grande quantidade de material para obra, são tubulações de PEAD, um material mais moderno, com 90 cm de diâmetro. Como as tubulações são grandes, vão funcionar como reservatórios também”, explicou o gestor municipal durante a visita.

 

A autarquia está executando serviços de implantação de tubulação e fazendo melhorias nos passeios públicos do local. Serão implantados um total de 577 metros de tubulação de diâmetros variados, o que vai facilitar o escoamento das águas de chuva, minimizando o acúmulo de água no entorno da praça e, consequentemente, melhorando a mobilidade urbana. Além disso, será feito o assentamento de novo meio fio e a recomposição dos passeios públicos, totalizando uma área de cerca de 350 m².

 

A obra de drenagem está sendo feita no trecho compreendido entre o deságue no Rio Capibaribe e a Rotatória (Rua José de Alencar), e tem como objetivo minimizar os efeitos de alagamento na região, favorecendo milhares de veículos e pessoas que transitam pelo local, procurado principalmente por se tratar de um importante polo médico da capital.


Trânsito - A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de trânsito para obra de drenagem realizada pela Emlurb. A operação com agentes e orientadores de trânsito. Durante a execução do serviço, os condutores que estiverem na Rua Francisco Alves e desejarem seguir pela Praça Miguel de Cervantes em direção à Boa Vista, podem utilizar a Rua Antônio Gomes de Freitas como rota alternativa. A previsão é de que a obra seja executada até o final de maio deste ano.