NOTÍCIAS

Administração | 20.04.22 - 15h34

PCR divulga o funcionamento dos serviços públicos no Feriado de Tiradentes

img_alt

No feriado nacional desta quinta (21), alguns serviços municipais não estarão disponíveis. Na sexta-feira (22), os serviços voltarão a funcionar normalmente (Foto: Iggor Gomes/PCR)

Nesta quinta-feira (21), feriado do Dia de Tiradentes, os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife estarão suspensos. As atividades na sede da Prefeitura, bem como o atendimento ao público, serão retomadas normalmente na sexta-feira, 22 de abril. Durante o feriado da quinta, os mercados públicos funcionarão das 6h às 13h. Para garantir o lazer ao ar livre, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará à disposição da população na quinta-feira (21) e domingo (24). O percurso que passa por diversos atrativos turísticos da cidade fica montado das 7h às 16h, todo domingo e feriado nacional. Também na quinta-feira e domingo, o trecho da avenida Boa Viagem que compreende ao Segundo Jardim fica fechado para o trânsito e aberto para uso da população, das 8h às 21h. O espaço é mais uma área ao ar livre para a prática de atividade física e brincadeiras com as crianças. Além disso, a vacinação contra a covid-19 acontece normalmente nos centro e drive-thrus, mediante agendamento, das 7h30 às 18h30.

 

Confira o que abre e fecha no Recife no Feriado Nacional de Tiradentes:

 

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife e o Econúcleo da Jaqueira estarão funcionando normalmente nesta quinta-feira (21), feriado nacional de Tiradentes. O JBR abre suas portas das 9h às 15h, com entrada gratuita. Já as atividades no Econúcleo Jaqueira são das 9h às 16h. Os espaços são uma opção de lazer e tranquilidade para quem quiser aproveitar a data em contato com a natureza.

 

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados neste feriado. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3585, no bairro do IPSEP, que funciona das 7h às 19h, também de domingo a domingo. A secretaria conta, ainda, com um disk orientação, o Liga, Mulher, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, no número 0800 281 0107. Desde 2020, o Centro de Referência também passou a oferecer um canal de acolhimento para mulheres via WhatsApp, pelo número (81) 99488-6138.

 

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na quinta-feira (21). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na sexta-feira (22), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

 

ESPORTES - As 22 unidades da Academia Recife estarão fechadas nesta quinta-feira (21/04), retornando ao funcionamento normal na sexta (22). O mesmo esquema será aplicado ao Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão).

 

PROCON - Na próxima quinta-feira (21), feriado nacional, não haverá expediente na sede do Procon Recife, localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista e em seus postos de atendimento que funcionam nos Compaz (Ariano Suassuna,no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha;  Dom Helder, no Coque). A população pode registrar reclamações no site  procon.recife.pe.gov.br e denúncias podem ser enviadas para o email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br. O atendimento oferecido pelo órgão municipal de forma presencial volta a ser realizado na sexta-feira (22).

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Nesta quinta-feira (21), não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

 

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

 

CULTURA - Nesta quinta-feira (21) que celebra o ativismo político de Joaquim José da Silva Xavier, convidando todo brasileiro ao engajamento, os destaques da programação oferecida nos espaços culturais geridos pela Prefeitura do Recife ficam por conta do Festival Trema, cuja primeira etapa está em cartaz na cidade até domingo (24). As atividades que ocuparão as pautas dos teatros Apolo, Hermilo e Luiz Mendonça, entre outros, podem ser conferidas no site: https://www.tremafestival.com.br/.

 

Para passistas e aspirantes, recifenses e visitantes, o Paço do Frevo estará também de portas abertas, oferecendo dois expedientes de atividades e acordes. O museu, localizado na Praça do Arsenal, abrirá das 10h às 17h, contando e renovando a história do ritmo na cidade, com exposição de fotos, vivências de dança, eventos e farta documentação para consulta.  

 

Não haverá expediente e/ou programação nos demais espaços culturais mantidos pelo poder municipal.

 

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - Em função do feriado de Tiradentes, o Hospital Veterinário do Recife (HVR) não estará aberto na quinta-feira (21). Na sexta-feira (22), o expediente funciona normalmente, das 7h às 18h. Nos finais de semana o equipamento não abre.

 

COMPAZ E BIBLIOTECAS - Devido ao feriado de Tiradentes, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara não funcionarão nesta quinta-feira (21), voltando ao atendimento ao público na sexta-feira (22). O mesmo acontece para as bibliotecas dentro dos equipamentos e as Populares de Casa Amarela e Afogados que ficarão fechadas na quinta-feira (21), voltando às atividades na sexta (22). No final de semana, os Compaz funcionam das 8h ao meio-dia. As bibliotecas dentro dos Compaz funcionam nesse mesmo horário. Já as de Afogados e Casa Amarela não abrem aos finais de semana.

 

SAÚDE - Neste feriado de 21 de abril, Dia de Tiradentes, a vacinação contra a covid-19 acontece normalmente nos centro e drive-thrus, mediante agendamento, das 7h30 às 18h30. Para pessoas acima dos 12 anos, estarão abertos o Geraldão (Imbiribeira), o Parque da Macaxeira (Macaxeira), e a Upae do Ibura (Ibura). Já as crianças de cinco a 11 anos podem ser vacinadas no ponto montado na Universidade Federal de Pernambuco (Cidade Universitária). Os outros 36 pontos de vacinação retornam na sexta-feira (22).

 

Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na sexta-feira (22). Cinco Upinhas vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

 

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriado, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

 

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, funcionará, das 8h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na sexta-feira (22).

 

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.