Defesa Civil - Sedec

NOTÍCIAS

Defesa Civil | 20.04.23 - 14h27

Defesa Civil do Recife conclui formação de lideranças que atuarão na prevenção do risco e resposta às emergências

img_alt

Foram entregues 23 certificados de conclusão do curso de formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) para representantes das comunidades de maior risco. (Foto: Divulgação)


A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), entregou os certificados de conclusão do curso de formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs). Este ano, foram capacitadas 23 lideranças de todas as regiões da cidade para atuar junto com o poder público na prevenção das situações de risco e resposta às emergências e desastres. A cerimônia marcou a conclusão de mais uma etapa do processo de sensibilização e comunicação de risco à população.

A solenidade aconteceu no auditório Dom Hélder Câmara, bloco A da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). “Fizemos seis simulados com a parceria ativa de diversos órgãos e secretarias. É um trabalho gratificante que só é possível com  a participação das lideranças”, destaca a gerente-geral de Atenção Social da Defesa Civil do Recife, Giselle Vieira. A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Unicap, Valdelice José Raimundo, acrescentou que, com a informação correta, as comunidades podem se proteger melhor. “O cuidado que vocês estão buscando ter com as áreas de risco é muito importante”.

O Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) é uma proposta educativa prevista na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, para fortalecer a preparação, prevenção e resiliência da população das áreas de risco. Os Núcleos visam à aproximação da Defesa Civil com as comunidades, por meio do fortalecimento das lideranças na busca da prevenção dos riscos. “É um privilégio fazer parte desse projeto. Os simulados nos deram um aprendizado muito grande, tanto teórico quanto prático”, afirma o líder comunitário José Pereira da Silva, do NUPDEC Norte.

AÇÃO INVERNO - Com a Ação Inverno 2023, a Prefeitura do Recife está investindo um total de R$ 291 milhões, o maior valor da história da cidade, num conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas. Entre as medidas em execução estão ações de micro e macrodrenagem, contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, mutirões e eliminação de pontos críticos de alagamento, entre outras atividades.

Nos casos de emergência, a Defesa Civil recomenda que os moradores liguem para o número 0800-081-3400. A ligação é gratuita e a central funciona 24h para atender as chamadas. Além disso, este ano, a Ação contará com novidades nos protocolos adotados em caso de alertas e na comunicação à população, utilizando a tecnologia a favor da segurança do recifense. Intervenções de infraestrutura também serão realizadas através do ProMorar.

ASSUNTOS: