Prefeitura do Recife e Superintendência do Trabalho realizam seminário pela inclusão social
Encontro debateu a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho
A Prefeitura do Recife, através das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, realizou, nesta sexta-feira (20), das 8h às 12h, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco, o Seminário “Inclusão Social: A igualdade inserida no mercado de trabalho”. O encontro reuniu as instituições que tratam do trabalho e do emprego, as entidades de representação social de pessoas com deficiência e empresas públicas e privadas, para juntos fazerem uma avaliação sobre a questão da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e, a partir disso, definir propostas de ação para melhorar as políticas públicas de inclusão e estimular o mercado de trabalho a absorver um número cada vez maior de pessoas com deficiência.
Na mesa de abertura estiveram presentes a auditora do trabalho Josilene Carneiro Leão, representando a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco; o assessor técnico da Secretaria de Direitos Humanos do Recife, Cirilo Mota; e o Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti.
A auditora Josilene Leão comemorou o encontro por reunir instituições, entidades e empresas que podem enfrentar as dificuldades para construção de uma sociedade onde as desigualdades devem ser respeitadas: “Estamos conversando aqui com quem é capaz de mudar a realidade e definir propostas reais para possibilitar a efetiva participação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”.
O assessor técnico da Secretaria de Direitos Humanos, Cirilo Mota, fez o registro da importância da iniciativa do seminário: “É excelente quando vários órgãos se reúnem num evento para uma questão tão importante” e aproveitou para parabenizar a participação das empresas no evento.
O Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, encerrou as participações na mesa de abertura e começou seu discurso falando sobre a relação especial que a Prefeitura do Recife tem desenvolvido com o Ministério do Trabalho, através da execução de vários programas de qualificação social e profissional dos trabalhadores, entre outras parcerias: “Temos trabalhado com o MTE em outras situações e nossas parcerias sempre trazem frutos”. Também realçou o entrosamento entre as diversas secretarias municipais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do recifense: “Essa é uma atitude muito estimulada pelo Prefeito João da Costa, de que as secretarias devem se unir para resolver os problemas da população do Recife”.
Bertotti ainda lembrou que “Pernambuco vive hoje um excelente momento econômico e que, portanto, devemos ficar atentos para as oportunidades que estão surgindo para garantir a inclusão da pessoa com deficiência também nesses novos mercados”.
Depois da abertura, vieram as palestras de Antonio Muniz, assessor técnico da Secretaria de Assistência Social do Recife; Fernando Sampaio, auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco; Ana Carolina Vieira, Promotora do trabalho do Ministério Público de Pernambuco; e Sérgio Campelo, Diretor do Núcleo de Trabalho, Emprego e Renda do Recife. A analista de Recursos Humanos da Provider, a psicóloga Patrícia Monteiro, comentou sobre o evento: “É de suma importância encontros como este para conscientizar as empresas. Eu vou voltar para a Provider com uma visão completamente modificada e vamos investir fortemente nessa inclusão”.
“Esse é mais um momento que aproveitamos o debate para colocar a nossa visão de inclusão da pessoa com deficiência. É importante, por exemplo, que o empregador contrate um profissional com deficiência e não que preencha qualquer vaga com uma pessoa com deficiência, apenas para cumprir as exigências legais”, comentou o Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Fernando da Silva.
No evento foram montadas diversas propostas, dentre as quais a formação de um grupo de discussão sobre as políticas da inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho no âmbito do Município, e a formulação de uma campanha de conscientização nas empresas para que todos os funcionários recebam-nos com igualdade e reconheçam a sua importância para o mercado de trabalho.
Estiveram presentes a Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FDC); a Associação Pernambucana de Cegos (APEC); a Associação de Pais, Alunos e Amigos do Centro de Reabilitação; a empresa Queiroz Galvão; a Faculdade Maurício de Nassau; o Grupo Bompreço; a Transcol; a Rodoviária Caxangá; a Itamaracá Transportes; a Empresa Metropolitana de Transportes; a Provider; o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência; a Comissão Municipal da Pessoa com Deficiência; a Associação Beneficente de Cegos do Recife; e o Comitê Intersetorial da Política da Pessoa com Deficiência do Recife.