NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 20.05.15 - 17h14

Espetáculo Flor do Lixo será encenado no Econúcleo da Jaqueira

img_alt

A peça fala sobre as preocupações com o destino do lixo e a riqueza que é possível tirar do material reciclado.. (Foto: Renata Pires/divulgação)

 

A criançada vai se divertir e aprender mais, neste domingo (24), sobre a importância de produzir menos lixo e melhor aproveitar os diferentes materiais descartados na natureza. O espetáculo infantil “Flor do Lixo” está na programação especial do Econúcleo Jaqueira, espaço educativo da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, localizado no Parque da Jaqueira. Além da peça que será apresentada às 10h, haverá brincadeiras e contação de histórias para os pequenos, durante todo o dia.

Encenado por uma dupla de atores circense e músicos, o espetáculo conta a história de dois artistas e amigos que descobrem o “Beco da Ilusão” e decidem realizar suas atividades no local. Uma série de contratempos os obriga a usar a imaginação e improvisar com os materiais descartáveis suas ferramentas de trabalho. Assim, garrafas plásticas passam a ser usadas como malabares, bolas de papel e sacos de lixo se transformam em objetos animados.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa, a SMAS está abrindo o espaço do econúcleo para a apresentação de projetos artísticos e literários que dialoguem com o programa de educação ambiental. “A nossa intenção é a promover espetáculos e atrações, como essa, uma vez por mês, no Econúcleo Jaqueira. A peça Flor do lixo traz uma mensagem ecológica muito importante para as crianças, está alinhada com as diretrizes do nosso programa educativo e é uma ótima opção de lazer para o fim de semana”, ressaltou.

A atriz Giulia Cooper, que integra o elenco da peça, ressalta que o objetivo da montagem é tratar dos seres invisíveis (garis, pedintes, moradores de rua, etc), e propor também uma reflexão sobre o consumo desenfreado que faz gerar tanto lixo. “Outro ponto importante [da peça] é a necessidade de valorizarmos mais os espaços que temos na nossa cidade, lugares esquecidos que podem, sim, ganhar outra utilidade, outra vida”, complementa Giulia.

Flor do Lixo – O espetáculo, encenado pelos atores Giulia Cooper e Anderson Machado, foi concebido desde 2013, com roteiro e direção de Anderson Machado e supervisão cênica de Marcelo Oliveira. A apresentação da peça no econúcleo é fruto de uma parceria da SMAS com a Caravana Tapioca, que tem incentivo do FUNCULTURA.

​​Serviço

O quê: Espetáculo infantil "Flor do Lixo"
Quando: Dia 24 de maio, domingo às 10h.
Onde: Econúcleo Jaqueira, no Parque da Jaqueira.
Classificação: livre
Entrada: gratuita
Contato: Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa. Fone: 9488.6700
Shirley Pacheco, assessora de Imprensa da SMAS. Fone: 9323.2705