NOTÍCIAS

Cultura | 20.05.15 - 15h05

Estudantes conhecem o Teatro de Santa Isabel em visita guiada

img_alt

Ao final eles assistiram encenação teatral de alunos da UFPE. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)

 

Estudantes de escolas públicas e instituições de ensino da Região Metropolitana do Recife puderam conferir de perto nesta terça-feira, 19, os detalhes arquitetônicos e ouvir inúmeras histórias ligadas a um dos catorze teatros-monumentos do Brasil, o Teatro de Santa Isabel. A visita fez parte do Projeto de Educação Patrimonial, que acontece no espaço sempre às terças-feiras e é guiada por educadores de apoio.

Ainda nesta visita, os participantes tiveram uma agradável surpresa. Em virtude do aniversário de 165 anos da fundação do Teatro de Santa Isabel, celebrado um dia antes, a atividade foi concluída com a apresentação do espetáculo “O mar de Fiote”, criação coletiva de estudantes do curso de Licenciatura em Teatro da UFPE.

Cerca de oitenta crianças, de três escolas, participaram da programação. Para a professora da Escola Carlos Alberto Gonçalves de Almeida, Rosicleide Guimarães, o contato de muitos de seus alunos com um teatro acontecia pela primeira vez. “Teatro para eles estava relacionado apenas ao conceito da peça teatral”, comenta.

Analice Croccia, estudante da Licenciatura em Teatro da UFPE, é uma das guias das visitas e conta que estas contribuem para a compreensão do Recife, pois a história da cidade sempre esteve relacionada à do equipamento. “Tem pessoas que passam por aqui todos os dias, mas não conhecem o espaço e, muito menos, sua história”, observa.

VISITAS – Escolas, ONG’s, grupos de teatro, dança, e estudantes da área interessados em participar do projeto de Educação Patrimonial do Teatro de Santa Isabel, podem agendar uma visita ao espaço através do e-mail: teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com. As visitas agendadas são realizadas às terças-feiras, a partir das 14h, e as datas são oferecidas de acordo com o calendário de atividades do Teatro. O agendamento é gratuito.

Nos domingos as visitas são abertas ao público geral, sempre das 14h às 17h, e têm duração média de trinta minutos.