NOTÍCIAS

| 20.05.15 - 10h03

Prefeito entrega "chave da cidade" para primeira criança nascida na Semana do Bebê do Recife

img_alt

Letícia nasceu logo após o início da 1ª Semana do Bebê do Recife, evento promovido em parceria com a Unicef. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)


Em meio às atividades da 1ª Semana do Bebê do Recife, o prefeito Geraldo Julio entregou, no fim da tarde desta terça-feira (19), a "chave da cidade", o certificado de "bebê prefeita" e um enxoval para a pequena Letícia. A menina foi a primeira criança nascida após o início da Semana do Bebê, evento realizado pela Prefeitura do Recife, e como manda a tradição da Unicef, parceira do projeto, deve ser empossada como "bebê prefeita". A entrega do título ocorreu na Maternidade Municipal Barros Lima, em Casa Amarela.

Letícia nasceu na última segunda-feira (18), pesando 3,69 quilos e com 50 centímetros. O prefeito Geraldo Julio e a primeira-dama, Cristina Melo, foram até a maternidade para conhecer toda a família e prestigiar a Semana do Bebê, que visa promover a melhoria na qualidade de vida dos bebês recifenses.

O prefeito realizou a entrega da "chave da cidade", um certificado “empossando” Letícia como bebê prefeita, além de um kit com banheira, fraldas, roupas e outros acessórios para os cuidados da criança. Os pais, Elisabeth Conceição da Silva, 32, e Marcos Antônio Izídio, 35, eram só alegria com a homenagem. Letícia é a segunda filha do casal, que já possuem outra menina de dois anos e quatro meses.

“Letícia nasceu cerca de 10 minutos após a abertura da 1ª Semana do Bebê que está acontecendo no Recife. É uma alegria muito grande poder encontrar Letícia, Elisabeth e Marcos. A entrega da chave da cidade é um padrão que a Unicef sempre faz nas cidades onde ocorrem esta ação promovida pelo órgão”, lembrou Geraldo. “A Semana do Bebê tem a importância de levar várias ações educativas e informativas no pós-parto, e se juntou ao esforço do Mãe Coruja que já executamos aqui no Recife”, acrescentou.

A mãe de Letícia se disse emocionada com as homenagens e a visita do prefeito à maternidade. “Estou muito emocionada e feliz. Letícia já me trouxe muitas alegrias no primeiro dia de nascida”, disse Elisabeth. Ela também fez questão de ressaltar a maneira como foi atendida na unidade de saúde. “Fui muito bem acolhida aqui. Não tenho do que reclamar”, avaliou.

REQUALIFICAÇÃO – Foram investidos R$ 385 mil para a requalificação da maternidade e policlínica Barros Lima, com todos os recursos provenientes dos cofres municipais. Com a reforma, mais de 9 mil pessoas passam a ser atendidas por mês no local. A policlínica oferece atendimento nas áreas de clínica médica, pediatria, odontologia, apoio de assistente social, imunização – vacinas, soro antirrábico e antitetânico - e serviços laboratoriais 24h, incluindo exames de urgência. Ao todo, são 46 profissionais - 24 de clínica geral e 22 de pediatria – atendendo na Policlínica Barros Lima. Cada plantão é composto por seis equipes – três clínicos e três pediatras.

Foram realizados serviços como a troca dos revestimentos de pisos e paredes de todos os ambientes, melhoria dos sistemas de refrigeração e da ambiência da pediatria. Os mobiliários foram trocados e um painel eletrônico de chamada foi instalado, assim como a sinalização, iluminação e pavimentação da área externa. A sala de raio x e o serviço de odontologia (equipamentos e ambiência) também passaram por reforma.

MÃE CORUJA – O programa Mãe Coruja Recife foi criado em 2014 com o objetivo principal de reduzir a mortalidade materna e infantil. A proposta é de qualificar a atenção às mulheres grávidas, com o apoio de várias secretarias municipais - de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, da Mulher, de Desenvolvimento e Empreendedorismo, de Planejamento e Gestão, de Educação, de Juventude e Qualificação Profissional -, contribuindo para o sucesso da gestação com acompanhamento mensal da gestação, culminando com o parto e nascimento do bebê que terá assistência do programa até os 5 anos de idade. Recife já conta com cinco espaços Mãe Coruja - Água Fria, Santo Amaro, Macaxeira, Cohab e Torrões.