Atende em Casa ganha função de acessibilidade
O site agora passa a contar com atendimento em libras voltado para pessoas surdas
O Atende em Casa passa a contar agora com um recurso de acessibilidade que vai facilitar o acesso das pessoas surdas ao serviço. Quem entrar no site, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco, vai perceber que há uma opção para comunicação através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Inicialmente pensado para orientar pessoas com sintomas suspeitos de covid-19, no início da pandemia, o Atende em Casa hoje oferece apoio emocional aos usuários, orientação sobre agendamento e resultados de exames e apoio para o cadastro da vacinação.
"Recursos que promovam a acessibilidade comunicacional garantem à pessoa com deficiência autonomia para acessar o conteúdo proposto à população. No caso das pessoas com deficiência auditiva que utilizam a Língua Brasileira de Sinais para se comunicar, a tradução através da ferramenta integrada na plataforma possibilita a leitura e compreensão do conteúdo no atendimento oferecido pelo programa Atende em Casa", afirma a coordenadora de Saúde da Pessoa com Deficiência do Recife, Maria Eduarda Carvalho.
Desde a sua criação, o Atende em Casa já realizou quase 77 mil teleorientações por médicos e enfermeiros através de chamadas de vídeo ou telefone beneficiando mais de 46,2 mil pessoas que apresentaram sintomas de risco para formas graves da doença. Dessas, pouco mais de 15,5 mil necessitaram de um encaminhamento para consulta presencial. Dessa forma, a maioria das pessoas que utilizaram o aplicativo foram acolhidas e orientadas para realizar o isolamento domiciliar na segurança de seus lares, evitando deslocamentos desnecessários de milhares de pessoas com quadros leves da doença.