Mais de mil famílias das áreas atendidas pelos Compaz serão beneficiadas com cestas básicas digitais
Para minimizar o impacto socioeconômico da pandemia, o prefeito do Recife João Campos anunciou, na manhã desta quinta-feira (20), uma parceria com o Instituto Gerando Falcões, fundado pelo empreendedor social Edu Lyra, para distribuir cestas básicas digitais para mais de mil famílias em situação de vulnerabilidade social que habitam no entorno dos quatro Centros Comunitários da Paz (Compaz). A prioridade será os lares que têm mães solo como chefes de família e o investimento total da parceria é de R$ 400 mil.
“Quero aqui agradecer a Edu Lyra por essa importante iniciativa, agradecer ao secretário Murilo que fez toda essa ponte com o Gerando Falcões. Serão 1300 famílias beneficiadas com essa ação, mostrando a parceria entre o terceiro setor, a iniciativa privada e o poder público, para ajudar quem mais precisa neste momento. E nós vamos pegar as famílias que estão cadastradas no Compaz, em maior situação de vulnerabilidade, e as famílias, que já são acompanhadas, serão beneficiadas com essa ação”, esclareceu o prefeito do Recife. João Campos reforçou também que a Prefeitura oferece o AME Recife a quem precisa: “Lembramos que o Recife também tem o AME Recife, o Auxílio Municipal Emergencial, que vai chegar a 30 mil famílias recifenses e que, nesse momento, já está aberto no Conecta Recife para recebimento. Quem faz parte do grupo que tem direito, pode entrar no Conecta Recife , colocar o CPF e confirmar o local do recebimento”.
As cestas básicas digitais nada mais são do que cartões do tipo vale-alimentação, da empresa Ticket. Cada família beneficiada recebe 2 (duas) parcelas de R$150,00 em seu cartão, sendo que a primeira carga já está válida no momento de recebimento do utensílio e a segunda carga será feita automaticamente cerca de 30 dias depois. O cartão pode ser utilizado em mercados que fazem parte da rede credenciada da Ticket, e a família terá a autonomia para escolher onde e quais produtos deseja adquirir para suprir suas necessidades básicas. O saldo do cartão fica disponível até a família utilizar o valor em sua totalidade, ou seja, não há prazo limite para o uso do valor depositado no cartão.
A equipe de cada Compaz irá selecionar famílias beneficiadas em cada um dos quatro equipamentos, assim como fazer o cadastro do responsável e distribuição dos cartões. Para recebê-los, é preciso que a(o) beneficiada(o) seja cadastrada (o) em uma das quatro unidades. A saber: Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), Governador Miguel Arraes (Caxangá) e Dom Hélder Câmara (Joana Bezerra).
Famílias já cadastradas dentro do perfil devem procurar a unidade do Compaz onde possuem registro para se candidatar ao benefício. Para as que moram no entorno de alguma unidade e ainda não sejam cadastradas, é preciso que se apresente na unidade mais próxima com RG, CPF, número de telefone celular para contato e comprovante de residência como morador do Recife. O benefício só será estendido a apenas uma pessoa de cada família cadastrada e a prioridade também será franqueada às famílias chefiadas por mães solo.
“É muito bom em um momento de dificuldade receber essa doação do Gerando Falcões, que tanto tem feito pelas famílias vulneráveis do Brasil. Escolher também a cidade do Recife para ajudar famílias em situação de fome é mais um exemplo de que devemos unir competências para chegar aos que mais precisam”, ressalta o secretário de Segurança Cidadã do Recife e Diretor da Rede Compaz, Murilo Cavalcanti.
CAMPANHA - A campanha Corona no Paredão, Fome Não!, do Instituto Gerando Falcões, é uma iniciativa que visa apoiar o combate à fome no Brasil, durante a pandemia da Covid-19. Busca atender famílias em situação de extrema pobreza, por meio do trabalho em rede com organizações sociais e lideranças que atuem em territórios de vulnerabilidade social, utilizando a chamada "cesta básica digital".
LIBERAÇÃO DO CARTÃO - Após o envio da lista dos funcionários dos Compaz, a equipe da Gerando Falcões fará a emissão dos cartões com a Ticket e enviará todo o lote para a liderança da organização, que deverá se responsabilizar em realizar a entrega para as famílias cadastradas em data a ser anunciada. Durante a entrega dos cartões, a liderança deverá utilizar o appcestabasicadigital.com, onde fará o registro final das famílias beneficiadas, juntamente com evidências em fotos. O treinamento para uso do app é realizado previamente pela equipe da Gerando Falcões.