Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 20.05.21 - 17h48

PCR implanta urbanismo tático na Estrada dos Remédios e promove mais segurança viária aos pedestres

img_alt

O uso de urbanismo tático tem ajudado a diminuir em mais de 41% os sinistros de trânsito. (Foto: Cortesia)

O uso de urbanismo tático tem ajudado a diminuir em mais de 41% os sinistros de trânsito.

Dando continuidade ao planejamento do Maio Amarelo na cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entrega, nesta sexta-feira (20), uma nova sinalização com urbanismo tático, desta vez na Estrada dos Remédios, em Afogados. O projeto consiste na implantação de duas novas travessias, além da expansão da calçada e ordenamento dos estacionamentos. Ao todo, são cerca de 300 m² a mais para quem anda a pé. Esta é a segunda área de trânsito calmo no bairro de Afogados, a primeira foi no entorno do Largo da Paz e garantiu uma redução de mais de 70% dos sinistros de trânsito na área. O bairro recebeu essas intervenções porque, de acordo com os dados do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat), entre 2017 e 2019, estava entre os cinco com mais sinistros de trânsito no Recife.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destacou que a segurança viária passa, também, pela democratização do espaço público. “O nosso foco é ampliar cada vez mais projetos como esse que possibilitem aos pedestres um tráfego mais seguro nas principais vias da nossa cidade, além de induzir os condutores de veículos a respeitá-los. O redesenho do espaço urbano deve colaborar para segurança viária de todos que usam a nossa cidade”, destaca a gestora.

Recentemente, o bairro de São José também foi beneficiado. A Avenida Nossa Senhora do Carmo ganhou a maior faixa de pedestres do Recife. O urbanismo tático tem sido uma estratégia para redução de sinistros de trânsito na cidade. Ao todo, já são mais de 350 mil pessoas beneficiadas com as intervenções, que já somam mais de 30 áreas no total. De acordo com os registros da CTTU, o período de janeiro e fevereiro entre 2019 e 2020 registrou uma redução de 41% de sinistros com vítimas após as intervenções.