Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 20.05.22 - 11h21

Parque de diversões será o tema da segunda edição do “Viva a Guararapes” promovido pela Prefeitura do Recife no domingo (22)

img_alt

Evento será descentralizado em 12 polos com atrações culturais, esportivas, gastronômicas, pet, de lazer, feira geek e literária. Toda a programação é gratuita e o acesso aos brinquedos do parque de diversões montado especialmente para evento é livre. (Foto: Marcos Pastich/PCR Imagem)

 

No próximo domingo, o espírito infantil que habita os recifenses promete aflorar durante a segunda edição do “Viva a Guararapes”, evento que visa promover o lazer aliada à redescoberta da experiência de vivenciar o centro da cidade. Sob o tema “parque de diversões”, o “Viva a Guararapes” promete levar muita alegria a crianças e adultos de todas as idades no próximo domingo(22), quando esta importante artéria da cidade se torna epicentro da cultura, do bem estar e da diversão entre 9h e 17h. Na data especial, a garotada conhecerá os brinquedos tradicionais de festas e quermesses e os adultos poderão recordar as experiências vividas por eles durante a infância.

Nesta segunda edição, mais uma vez a Avenida Guararapes será ativada com uma série de atrativos culturais, esportivos, gastronômicos, pet, de lazer, feiras literárias e geek e de outros gêneros. Ao longo de cerca de 200 metros de extensão serão dispostos 12 polos temáticos oferecendo uma vasta programação totalmente gratuita e ao ar livre à população. A iniciativa da Prefeitura do Recife  foi criada para que a população ocupe os espaços da cidade, possa vivenciar e conviver no centro,  admirar as paisagens, monumentos e a arquitetura das edificações da área.

No total, mais de 100 atrações, produtos e serviços estarão disponíveis para quem for curtir o domingo no Viva a Guararapes, que terá atrações para todos os públicos. De contação de histórias a teatro de bonecos, de aulões de zumba a partidas de basquete, de oficinas de turbante a produção de mudas fitoterápicas, passeando por feirinhas de vinil e sebo, shows diversos, espetáculos circenses, estandes de gastronomia e cervejas artesanais, o programa é a melhor pedida para aproveitar com família ou amigos (vide serviço completa ao final do release). 

Em paralelo ao evento e atrações da programação que acontecem nos polos, a população poderá contar com  atividades como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer - que, neste dia, terá percurso ampliado para a Rua Nova e trecho da Avenida Dantas Barreto. Os agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) vão fechar a Avenida Guararapes para o tráfego de ônibus e táxis a partir das 18h de sábado (21) - às 16h no caso das vias laterais-, quando começa a instalação da infraestrutura do evento. No domingo(22), a Avenida Guararapes ficará aberta exclusivamente para circulação das famílias e participantes do evento, quando as pessoas poderão aproveitar da vasta programação ao ar livre, podendo caminhar pela área, pedalar, usufruir das atrações dos polos e aproveitar  para conhecer as belezas e locais pitorescos do Recife.

Assim como na primeira edição, serão oferecidas opções para estacionamentos gratuitos de veículos em endereços vizinhos à Avenida Guararapes, como as ruas do Sol, Clêto Campelo, do Imperador, Ulhôa Sintra, Ubaldo Gomes de Matos, da Palma e Avenida Dantas Barretos, além do terreno do  prédio-sede da Prefeitura, que terá serviço de traslado gratuito de ida e volta de van gratuito para  a Avenida Guararapes. Quem quiser um gosto de nostalgia e diversão poderá fazer o percurso de Maria Fumaça, que partirá da Avenida Marquês de Olinda (Bairro do Recife), com o mesmo destino. Neste caso, o tíquete custará R$ 10,00. Durante toda a programação, a segurança no local será reforçada com as presenças de agentes da Guarda Municipal Civil do Recife (GMCR) e da Polícia Militar.

Vacinação - A Secretaria de Saúde do Recife vai realizar, das 8h às 16h, vacinação contra covid-19 para pessoas a partir de 12 anos, além das vacinas de influenza e sarampo para os públicos prioritários. Podem receber a vacina contra o sarampo os trabalhadores da saúde e as crianças de seis meses a menores de cinco anos. A vacina contra influenza também estará disponível para esses dois primeiros públicos, gestantes, puérperas, professores das redes de ensino pública e privada e pessoas com comorbidades. Além disso, também podem tomar a vacina contra gripe as pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Além disso, a ONG Prefiro Bicho vai oferecer animais para adoção responsável (cães e  gatos). Todos estão vacinados e castrados. Para adotar os bichos, é necessário ser maior de 18 anos e apresentar original e xerox do RG, CPF e um comprovante de residência. A feira de adoção vai acontecer no Polo PET. “Ao escolher adotar um pet você vai oferecer a eles um lar, uma oportunidade de viver bem e feliz, além de ganhar um companheiro por muitos e muitos anos. Outro grande benefício da adoção é que essa é também uma forma de se posicionar contra o comércio de animais”, destaca a gerente da Vigilância Ambiental do Recife, Vânia Nunes.

O “Viva a Guararapes” é uma realização do Programa Recentro em conjunto com o Gabinete do Centro do Recife, Secretaria de Turismo e Lazer (SeturL), Secretaria de Cultura (Secult), Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR), Secretaria de Saúde, Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (SEPUL), Secretaria de Esportes, Secretaria da Mulher, Secretaria Executiva de Inovação Urbana (SEIURB), Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA), Secretaria Executiva de Administração e Licitação, Secretaria de Segurança Cidadã, Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB), Gabinete de Comunicação, Gabinete de Imprensa, CTTU, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).

UMA GUARARAPES COM DIVERSÃO E SERVIÇOS - Descentralizada em polos, o Viva Guararapes contará com muita diversão, mas também levará muita prestação de serviço à população e vai se somar a projetos já em execução, como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que a cada domingo e feriado reúne cerca de 18 mil pessoas circulando por vários trechos da cidade, e o Bike sem Barreiras, que garante lazer e inclusão. Também terá espaço para agendamento de castração dos animais de estimação, atividades esportivas e atrações culturais. Serão promovidas atrações e atividades para todos os gostos e idades.

MUDANÇA NO TRÂNSITO E NOS ÔNIBUS - A CTTU estará no local para auxiliar condutores e pedestres na mobilidade. Os cidadãos que estiverem de carro poderão estacionar os veículos em vagas disponíveis nos seguintes locais: Rua do Sol, Rua Marquês do Recife, Rua do Imperador, entorno do Teatro de Santa Isabel, Rua da Palma, entorno da Praça 17 e, ainda, na Ulhôa Sintra. Em caso de dúvidas, os cidadãos podem acionar o teleatendimento, gratuito e 24h no número 0800.081.1078. 

Devido ao "Viva a Guararapes", o Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) desviará temporariamente o percurso de 58 linhas de ônibus (54 convencionais e quatro de BRT) que trafegam pela Av. Guararapes, Rua Primeiro de Março e Ponte Maurício de Nassau. A alteração ocorre no sábado (21), a partir das 16h nas vias laterais e das 18h na via principal, quando estas serão interditadas para o evento. Usuários que se deslocarem por esta região deverão ficar atentos ainda aos pontos de embarque e desembarque temporários.

 

Programação do “Viva a Guararapes”  - Domingo - 22/05/2022

Ciclofaixa móvel: 07h às 16h

Trenzinho Viva Guararapes: 09h às 17h

Serviço de Van: 09h às 17h (Prefeitura/Bairro do Recife e Praça do Diário)

Olha! Recife (Caminhada Cultural): 09h (Bairro de Santo Antônio/Av. Guararapes)

Uninassau - Bike sem Barreiras: 09h às 14h

Vacinação COVID-19 e Influenza: Faculdade Uninassau- 08h às 16h

  

POLO DIVERSÃO

Barca - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Kid Play - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Sking Dance - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Charrete  - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Motinhas - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Brincadeiras de Parque (Argolinhas, Alta Tensão, Tombo Legal, Acerte o Alvo, Pescaria) - Avenida Guararapes - 09h às 17h

 

POLO INFANTIL

Vacinação Infantil - Avenida Guararapes - 08h às 16h

Recreação - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Pula Pula - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Infláveis - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Mágico (Girafa) - Avenida Guararapes - 10h às 11h

Oficina de Pintura Infantil -  Avenida Guararapes - 09h às 17h

Cama Elástica - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Oficina de Jogos Africanos(SESC) - Avenida Guararapes - 14h às 15h

Mediação de leitura com atividades lúdicas (SESC) - Avenida Guararapes - 15h às 16h

Oficina de Reciclagem - Avenida Guararapes - 09h às 10h/15h às 16h

Teatro de Bonecos Educação Socioambiental - Avenida Guararapes - 11h às 12h/ 16h às 17h.

Mini Circuito Infantil de Educação no Trânsito - Avenida Guararapes - 09h às 17h

 

POLO SESC

Aulão de funcional - Avenida Guararapes  - 09h -10h

Aulão de Zumba - Avenida Guararapes - 10h – 11h

Espetáculo Circense - Avenida Guararapes  11h – 12h

Contação de histórias Africanas - Avenida Guararapes -  13h – 14h

Aulão de Dança - Avenida Guararapes - 14h – 15h

Espetáculo Circense - Avenida Guararapes  16h – 17h 

 

POLO ESPORTIVO

Basquete de Rua - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Vôlei - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Futsal de Barrinha - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Jogos Populares - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Slackline - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Patinação - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Jogos Recreativos - Avenida Guararapes - 09h às 12:30h

UNIFBV - Teste de Pisada e Orientações Ergométricas para ciclistas: Avenida Guararapes - 09h às 17h

 

PALCO ESPORTIVO

Zumba Gold: Avenida Guararapes - 09h às 09h40

Funcional: Avenida Guararapes - 09h50 às 10h30

Aulão de Zumba Bomba Cultural - Avenida Guararapes - 10h40 às 11h10      

Zumba - Avenida Guararapes - 11h20 às 12h

Aerobox - Avenida Guararapes - 12h50 às 13h30

Ritmos - Avenida Guararapes - 13h40 às 14h20

Combat - Avenida Guararapes - 15h30 às 16h

 

POLO PET

Agendamento de Castração - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Adoção de Animais – Avenida Guararapes - 09h às 17h

Vacinação Antirrábica - Avenida Guararapes - 09h às 13h.

Apresentação CIPCÃES - Avenida Guararapes - 10h às 11h

Informações sobre Direitos dos Animais e Deveres do tutor- Avenida Guararapes - 09h às 17h.

 

POLO SOCIAL

Brigada Maria da Penha -  Praça do Diário - 09h às 17h

Espaço Saúde – Praça do Diário - 09h às 17h

Unidade Móvel do Programa do Artesanato de Pernambuco -  Praça do Diário - 09h às 17h

Delegacia Móvel - Praça do Diário - 09h às 17h

NeoEnergia - Praça do Diário - 09h às 17h

Unibra Social - Praça do Diário - 10h às 16h

 

POLO GEEK E LITERÁRIO

Feira Geek com Participação - Host Geek, Geek Anime Mr, Nerd Café, MS Geek

Multiverso Grafic - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Banca da Guararapes com exposição de Álbuns de Figurinhas - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Feirinha do SEBO - Avenida Guararapes - 09h às 17h

 

POLO CRIADOURO, VINIL E AURORA DE ESTRELAS

Espaço Criadouro - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Aurora de Estrelas - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Feirinha de Vinil - Avenida Guararapes - 09h às 17h

 

POLO SUSTENTABILIDADE E OFICINAS

Feira Agroecológica - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Troca de Mudas e Composto Orgânico - Avenida Guararapes - 09h às 17h

 

Oficinas - Avenida Guararapes - 09h às 17h

Turbante - Secretaria da Mulher - 09h às 17h

Produção de Mudas com Augusto Fernandes (Secretaria de Inovação Urbana): 9h30 às 10h

Culinária Sustentável com Angélica Nobre- 10h às 10h40

Produção de plantas fitoterápicas - Breno Carlos de Oliveira- 11h às 11h30

Produção de mudas reutilização - Gilberto Beduschi- 14h às 14h30

Produção de plantas fitoterápicas  - 15h às 15h30 - Breno Carlos de Oliveira

 

POLO CULTURAL E ARTÍSTICO

Palco Principal

Black Negona (Mestre de Cerimônia): Avenida Guararapes - 09h às 12h

Gabi do Carmo: Avenida Guararapes - 9h às 10h

Orquestra de Bolso: Avenida Guararapes - 10h às 11h

Unibra Dance - Avenida Guararapes – 11h às 11:30h

Julio Santos-  Avenida Guararapes – 11:30h às 12:40h

Frevárzea -  Avenida Guararapes - 13h às 14h

Coral Congresso Eucarístico -  Avenida Guararapes - 14h às 15h

Dj Deyvison – Avenida Guararapes - 15h às 16h

Banda Santa Clara - Avenida Guararapes - 16h às 17h

Circulantes:

Orquestra dos Bichos Soltos  - Avenida Guararapes - 10h às 11h

Sayuri Heiva ” Drag Japa “ - Avenida Guararapes - 10h às 11h/15h às 16h

Trupe Carcará -  Avenida Guararapes - 11h às 12h/16h às 17h

Casal Sombra -  Avenida Guararapes - 10h às 11h /15h às 16h

Família Malamarquista -  Avenida Guararapes - 16h às 17h

 

POLO GASTRONÔMICO

Food Trucks (My Burguer, Rota do Marujo, Rei da Coxinha, Hot Dog Arretado, Chef Na Ladeira) - Avenida Guararapes - das 09h às 17h

Cervejas artesanais (Ekaut, Babylon e DeBron) - Avenida Guararapes - das 09h às 17h

 

POLO ECONOMIA CRIATIVA

Feira na Laje - Avenida Guararapes - das 09h às 17h