Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 20.05.22 - 11h27

Prefeitura do Recife e Neoenergia se unem para combater fiação irregular na cidade

Distribuidora e poder municipal assinam Termo de Cooperação Técnica com a finalidade de unir forças para a diminuição da poluição visual, além de contribuir com a segurança da população

A Prefeitura do Recife e a Neoenergia assinaram, nesta sexta-feira (20), um Termo de Cooperação Técnica com a finalidade de combater os fios de telecomunicações irregulares na cidade. Em evento realizado na sede da distribuidora, o diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues, o superintendente técnico da empresa, André Santos, e o secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital do Recife, Felipe Matos, se comprometeram em traçar um plano não apenas para eliminar as redes fora do padrão, como também para intensificar a fiscalização nos locais onde o Projeto Fio a Fio passar.

O Fio a Fio tem sido realizado de forma piloto desde o final de 2021. A intenção era ver se a parceria poderia mesmo dar certo e como seria a melhor forma de atuação de cada uma dentro das ações. Apenas para se ter uma noção de como deu certo, apenas na última fase do piloto, concluída há poucos dias, foram retiradas aproximadamente 7,450 toneladas de fios fora do padrão em cerca de 120 postes localizados ao redor do Parque Treze de Maio até a Rua da Aurora, passando pelas ruas João Lira, Princesa Isabel, Sete de Setembro, da Saudade, da União, do Riachuelo e Mendes Siões. No total, 21 empresas de telecomunicações foram impactadas e três estavam ocupando os postes de forma clandestina.

No Termo de Cooperação, a Neoenergia ficará responsável por comunicar as ações às empresas de telecomunicações com 30 dias de antecedência e realizar o ordenamento, entre outras atividades. Já a Prefeitura vai tratar diretamente com as empresas públicas e estatais para que regularizem sua rede própria e fará toda a divulgação prévia junto aos moradores das vias onde o projeto estará.

“Este convênio com a Prefeitura do Recife é muito importante para todo o processo de combate às ocupações irregulares dos postes na cidade. Na fase piloto do Fio a Fio, identificamos a melhor forma de trabalho em parceria e agora vamos colocar em prática. A remoção de fiações clandestinas elimina riscos de acidentes e incêndios na rede de distribuição, aumentando a segurança dos clientes e melhorando a qualidade do fornecimento”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues.

Dentro do Projeto, a Prefeitura do Recife atua com ações de fiscalização, trabalho social junto à população impactada pela iniciativa e a cooperação na área de infraestrutura para a realização da retirada dos fios irregulares. Estão envolvidos órgãos como o Procon Recife, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (Seplag) e Secretaria Executiva e Controle Urbano.

“A ideia do Fio a Fio é garantir a segurança da população recifense. Nesse contexto, a Neoenergia entra com o trabalho técnico e efetivo de erradicação dos fios e a Prefeitura do Recife garante a estrutura necessária para a realização e sucesso da ação. Além de intensificar a fiscalização e manter o diálogo com a população, também mobilizamos efetivos da CTTU para a realização de bloqueios temporários de trânsito para possibilitar os serviços sempre que necessário”, explica Felipe Matos, Secretário de Planejamento, Gestão e Transformação digital do Recife.

Todas as empresas que desejam utilizar os postes da Neoenergia precisam apresentar um projeto, informar quais e quantas estruturas vão utilizar e assinar um contrato de utilização. Nenhuma outra instituição ou pessoa física pode aproveitar o poste para passar uma rede ou mesmo pendurar algo. É importante deixar claro que apenas as pessoas habilitadas pela Neoenergia podem subir nas estruturas.

A fase inicial do projeto Fio a Fio já foi finalizada. Agora, a Prefeitura do Recife e a Neonergia estão iniciando a segunda etapa dos trabalhos que contempla as seguintes vias: av. Mário Melo, av. Cruz Cabugá Recife, rua do Hospício, rua Capitão Lima, rua São Geraldo e rua do Veiga, todas no bairro de Santo Amaro.