Secretaria-executiva dos Direitos dos Animais - SEDA

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 20.05.22 - 18h58

Prefeitura do Recife leva ação de bem-estar animal à Ilha de Deus

img_alt

Iniciativa da Secretaria Executiva de Direito dos Animais promoveu vacinação e orientação sobre cuidados com cães e gatos (Foto: Marcos Pastich/PCR)

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Direito dos Animais, promoveu mais uma ação de bem-estar animal nos bairros da cidade. Nesta sexta-feira (20), a ação esteve na Ilha de Deus, com vacina antirrábica para cães e gatos, além de pré-agendamento de castração e outras orientações sobre cuidados com os pets. Os serviços, todos gratuitos aconteceram ao lado da Escola Municipal Capela Santo Antônio, na  Rua Engenho Canto Alegre, s/n.

 

Durante o evento foram aplicadas vacina antirrábica, recolhimento de denúncias sobre maus-tratos, pré-agendamento de castração e orientações sobre cuidados com os animais realizado com a comunidade e com os alunos da Escola Municipal Capela Santo Antônio.


O cão trovão (um vira-lata típico) tomou a vacina sem alarde. Lucas Oliveira, 8 anos, recebeu folheto e recebeu orientação sobre os cuidados que se deve ter com os animais. E disse que iria levar folhetos para pessoas que conhece e que precisam tratar melhor os animais. “Eu já sei muito bem a quem vou dar esses folhetos”, brincou Lucas. O aluno do terceiro ano já sabe na ponta da língua que os animais precisam de carinho, água, comida, banho e cuidados com a saúde. Os alunos do primeiro ano também receberam material de divulgação com os passos para deixar os bichinhos saudáveis. 


O titular da Secretaria-Executiva dos Direitos dos Animais(SEDA), Geraldo Durães, e o secretário de Governo e Participação Social, Carlos Muniz, acompanharam os trabalhos da equipe de veterinários e orientadores. 


É importante ressaltar que a SEDA disponibiliza a vacina antirrábica de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Hospital Veterinário do Recife, no Cordeiro, e em territórios dos oito distritos sanitários da Secretaria de Saúde do Recife (acesse os detalhes aqui: http://www2.recife.pe.gov.br/servico/localizacao-das-usf?op=MTMz). Moradores de outros municípios devem procurar as secretarias de Saúde de suas cidades.

 

RAIVA – A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos) grave, que afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto pessoas quanto animais. A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. Os cachorros com raiva costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. A vacinação antirrábica é garantida pelo SUS porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Os animais precisam se imunizar todo ano para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana.