Prefeitura do Recife realiza reajuste na alíquota de contribuição do Saúde Recife
“O reajuste das alíquotas do Saúde Recife decorre de uma defasagem ao longo do tempo, que agora precisa ser corrigida. O aporte de R$ 9 milhões a mais do que o orçamento de 2023 por parte da Prefeitura do Recife e o reajuste das alíquotas são medidas necessárias para que, minimamente, o sistema seja reequilibrado e seja retomado o padrão de qualidade dos atendimentos aos beneficiários”, explicou o presidente da Ampass, Marconi Muzzio.
Com um aporte financeiro do tesouro municipal de R$ 9 milhões a mais, em comparação aos repasses de 2023, as contribuições dos beneficiários representarão 40% dos custos assistenciais com o sistema. No caso do reajuste para titular, a alíquota passa de 4,5% passa a 5,5% sobre os vencimentos brutos. Para os dependentes, as alíquotas passam a ser de: 2,30% para pessoas com 0 a 17 anos; 2,98% para pessoas de 18 a 29; 3,69% para dependentes de 30 a 39; 3,92% para beneficiários dependentes entre 40 3 49 anos; 4,61% para aqueles entre 50 a 59 e um percentual de 5,75% para quem tem idade a partir de 60 anos.
Aprovado no Conselho Deliberativo de Saúde, conforme previsto no art. 11, § 1º-A da Lei Municipal nº 17.082/2005, o reajuste é decorrente da avaliação atuarial, que é realizada anualmente, tendo o estudo referente ao ano de 2024 indicado a necessidade de majoração das alíquotas de contribuição. A medida é uma resposta às crescentes demandas por serviços de assistência à saúde.
O reajuste na alíquota de contribuição é fundamental para garantir a continuidade dos benefícios oferecidos aos segurados, além de fortalecer a capacidade de investimento em melhorias nos serviços prestados. A autarquia continua comprometida em manter transparência e diálogo com seus beneficiários, fornecendo todas as informações necessárias sobre as mudanças nas alíquotas de contribuição e os impactos esperados.