NOTÍCIAS

| 20.06.11 - 17h41

Recife atinge mais de 50% da meta da campanha de vacinação contra polio e sarampo

Crianças ainda poderão ser vacinadas nas unidades de saúde da Rede Municipal

Por Tádzio Estevam

A primeira etapa da campanha de vacinação contra polio e sarampo, promovida pela Prefeitura do Recife no último sábado (18), imunizou no Município 58.717 crianças com menos de cinco anos (56,62%) para a polio, e 59.812 (49,16%) crianças com idade entre um e menos de sete anos para sarampo. Contudo, esses percentuais ainda estão abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, onde o ideal será atingir a meta de 95% do total de crianças que deverão receber as doses das vacinas. Por isso, a Secretaria de Saúde do Recife continua a campanha de vacinação em toda a rede composta por 118 Unidades de Saúde da Família, além das policlínicas e unidades tradicionais de saúde e hospitais pediátricos.

A expectativa da secretaria é vacinar contra a polio 103.695 crianças com menos de cinco anos de idade. A mobilização contra o sarampo é destinada a 121.656 meninos e meninas entre um e menos de sete anos de idade. No dia da campanha, a PCR disponibilizou cerca de 500 postos, entre fixos da rede e volantes, instalados em espaços como hipermercados, associações comunitárias, escolas e shopping centers. Aproximadamente quatro mil pessoas estiveram envolvidas na ação. As vacinas estarão disponíveis somente nas unidades municipais de saúde, de segunda a sexta.

Sendo a vacina o único meio de proteger as crianças da polio, é necessário que seja tomada anualmente por todos que tenham até quatro anos, 11 meses e 29 dias, em duas doses. São apenas duas gotinhas, ministradas via oral e sem contra-indicações. A segunda dose deverá ser aplicada em agosto.

A Prefeitura do Recife orienta as mães que, por algum motivo, não puderam levar seus filhos para receber a primeira dose da vacina, a procurarem um dos seguintes postos da rede.