NOTÍCIAS

Cultura | 20.06.12 - 17h57

Forró tradicional marcou o São João da Pessoa Idosa nesta quarta-feira

A animação tomou conta das cerca de dez mil pessoas que participaram do São João da Pessoa Idosa, realizado nesta quarta-feira (20), no Chevrolet Hall, em Olinda. Esta foi a 10ª edição da festa promovida pela Prefeitura do Recife e faz parte das ações de inclusão social e promoção da cidadania desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social.

O evento já consagrado no calendário cultural da cidade, contou com a apresentação do grupo Os Tangarás, existente  desde a década de 50. A banda tocou composições próprias e músicas já consagradas do tradicional e autêntico forró pé-de-serra, levando o arrasta-pé ao público que também dançou quadrilha.

O São João da Pessoa Idosa teve a participação de 117 Grupos de Convivência das seis RPAs do Recife envolvendo 5.735 idosos do Recife. Para a realização da festa a Secretaria de Assistência Social contou com a parceria de diversos órgãos e secretarias municipais, como a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), a Secretaria de Saúde, o Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), a Fundação de Cultura do Recife (FCCR), a Guarda Municipal do Recife (GMR), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão).

A secretária de Assistência Social, Niedja Queiroz, falou que esta ação têm o objetivo de levar a inclusão social às pessoas idosas. “O São João da Pessoa Idosa é sempre um espaço de confraternização que visa reforçar a política de convivência dos idosos, tanto cultural, como social, não só de Recife, mas de todo o Estado”, explicou. Também estavam presentes para prestigiar o evento a secretária da mulher, Rejane Pereira e a diretora-presidente do Geraldão, Renata Lucena.

Iraci Barbosa, 87 anos, do grupo Idoso Jovem de Ontem, da Comunidade do Vietnã, disse que é sempre ótimo comparecer ao arrasta-pé. “Já participei quatro vezes desta festa maravilhosa e todos os anos me surpreendo, com a animação e quantidade de pessoas que participam. Nós idosos precisamos de alegria para continuar a vida”, confidenciou.