NOTÍCIAS

Cultura | 20.06.12 - 10h43

Peça sobre Luiz Gonzaga é encenada para beneficiários do Bolsa Escola

O espetáculo, apresentado no Teatro de Santa Isabel, falou sobre a vida e a carreira do Rei do Baião
 
Por Fábio Callado
 
Cerca de 500 beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal (PBEM) foram ao Teatro de Santa Isabel, nesta terça-feira (19), onde assistiram ao espetáculo “Prá-Louvar-Seu-Lula”. Na peça, a trajetória de Luiz Gonzaga foi encenada de modo cantado e contado pelos atores do Grupo de Animação Cultural do Recife (GAC), da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.  
 
Os beneficiários do Bolsa Escola puderam aprender um pouco mais sobre a história, desde o início da carreira até o auge do sucesso, de Luiz Gonzaga, o pernambucano de Exu, tema do Ano Letivo da Rede Municipal de Ensino deste ano. Belas e divertidas histórias da vida do Velho Lua foram encenadas, arrancando boas risadas da plateia. “A nossa ideia é mostrar a trajetória de Gonzaga através da música dele”, disse o autor e diretor da peça, Zé Ramos, que também coordena o GAC. No repertório, algumas canções bastante conhecidas do público como “Asa Branca”, “Xote das Meninas”, “Respeita Januário”, “A Morte do Vaqueiro” e “Vida do Viajante”.
 
Na plateia, 17 escolas municipais do Recife estiveram representadas: do Sancho, Prof. Maria da Paz, Anita Paes, Antônio Luiz, Alto do Pascoal, Deus é Amor, Jandira Botelho, Nova Descoberta, Hist. Flávio Guerra, São João Batista, Alto Santa Terezinha, Irmã Terezinha Batista, Água Fria, Luiz Lua Gonzaga, Nova Aurora, Parque dos Milagres e Sítio do Céu. “Adorei a peça, dá vontade de dançar”, disse a dona de casa Edivalda Sena (44). “Minha música preferida é Asa Branca, mas eu cantei para valer quando tocou Xote das Meninas”, revelou a mãe de Fernanda (11) e Amanda (10), estudantes da Escola Municipal Parque dos Milagres, localizada no bairro do Barro (RPA 05).
 
A diretora de Apoio Social à Educação, Tereza Sato, lembrou que este é o quarto espetáculo do ano oferecido pelo Bolsa Escola aos beneficiários no Santa Isabel, e reforçou que o Programa é o único no País que oferece uma bolsa de estudos de um salário ou meio-salário mínimo, com o objetivo de auxiliar as famílias no aprendizado dos estudantes, evitando, assim, a evasão escolar. “Além do valor do benefício, o Programa oferece a oportunidade aos componentes das famílias de participar de várias atividades socioeducativas, tais como, visitas a museus, ao teatro, cursos profissionalizantes e de alfabetização de adultos, e aulas de educação ambiental”, lembrou.
 
Oficina Brennand – Na tarde desta quarta-feira (20), a partir das 14h, aproximadamente 40 mães beneficiárias do Bolsa Escola Municipal visitarão a Oficina Francisco Brennand, no Bairro da Várzea. O local, que surgiu no ano de 1971 nas ruínas de uma olaria do início do século XX, exibe mais de duas mil obras (entre esculturas e murais do artista). A atividade sociocultural é direcionada às mães cujos filhos estudam na Escola Municipal Pedro Augusto, localizada no Bairro da Boa Vista (RPA 01).