NOTÍCIAS

| 20.06.14 - 14h31

​Agentes de Saúde Ambiental fazem inspeção no TIP

[caption id="attachment_47047" align="alignleft" width="680"] Ações foram intensificadas desde o início do mês e vão durar até o final de julho. (Foto: Divulgação/SESAU)[/caption]


Os Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces), do Centro de Vigilância Ambiental (CVA), inspecionaram, na manhã desta sexta-feira (20), a área interna e o entorno do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), para controle de vetores, principalmente da dengue. Durante a ação, os profissionais também monitoraram o teor de cloro na água, distribuíram hipoclorito e panfletos com orientações sobre como prevenir a dengue. O trabalho dos Asaces foi intensificado desde o início deste mês.

De acordo com a coordenadora do Centro de Vigilância Ambiental, Fabiana Camarão, o TIP foi escolhido por ser um local onde há grande circulação de pessoas. “Aproveitamos o fluxo de passageiros para esclarecer sobre como manter um ambiente livre da dengue, como cuidar da água, e ainda distribuímos panfletos com informações sobre doenças diarreicas”, explicou.

A técnica em informática Kátia Ribeiro, que aguardava o ônibus para viajar, elogiou a ação do CVA. “Muita gente já sabe como evitar o mosquito da dengue, mas é sempre bom receber alguma informação a mais. Um detalhe faz a diferença. E a gente vai repassando para um parente, um vizinho”, disse Kátia.

No estande que foi montado na área de desembarque, estão expostas amostras de larvas que foram recolhidas anteriormente, para a população identificar em outra ocasião e eliminar os possíveis criadouros. “As larvas que nós recolhemos durante as inspeções são levadas para o laboratório, para serem estudadas”, afirmou Fabiana. Além do TIP, os Asaces farão visitas ainda hoje no Parque de Exposições, no bairro do Cordeiro.

Até o final da Copa do Mundo, as equipes do CVA estão de prontidão para atender as denúncias da população. O atendimento funciona das 8h às 22h, nos dias de jogos (do Brasil e na Arena PE), e até às 13h, nos fins de semana, através dos números 3355.7704 ou 3355.7705.