Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 20.06.18 - 19h17

Forró para Todos e Todas garante inclusão para pessoas com deficiência no São João do Recife

img_alt

O evento, que chegou a sua 2° edição nesta quarta (20), reuniu cerca de 300 pessoas com deficiência para os festejos juninos. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Uma tarde de alegria, muito forró e inclusão. Assim foi, nesta quarta-feira (20), com o Forró para Todos e Todas, o São João inclusivo voltado para as pessoas com deficiência realizado pela Prefeitura do Recife, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco, na Boa Vista. A festa, realizada um dia depois da festa de São João da Pessoa Idosa, que também promoveu a inclusão por meio do lazer para milhares de idosos no Classic Hall, contou com a presença do prefeito Geraldo Julio, que fez questão de conferir de perto o festejo junino.

“É uma festa para todas as idades, para as famílias, para as pessoas com deficiência, para todo mundo poder brincar aqui. Temos, inclusive, atrações que tem na sua formação pessoas cegas. Essa é uma festa muito bonita, temos aqui forró para todo mundo, as pessoas com deficiência também têm esse direito e a Prefeitura do Recife quer promover todos os anos essa grande festa”, declarou o prefeito Geraldo Julio.

O arraial inclusivo é organizado pela Gerência da Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, com apoio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. A festa foi animada pela banda Trio Foguinho, que é formada por músicos cegos da Associação Beneficente dos cegos do Recife, e pela banda Cegnus, que também tem, entre os seus integrantes, pessoas com deficiência visual.

Paulo Fernando Silva, Gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, falou da importância do evento. “Estamos na segunda edição dessa festa que é para as pessoas com deficiência, para suas famílias e aberto para toda a população, para desfrutarmos dessa época gostosa da nossa região, que é o período junino. A ocasião também é para despertarmos nas pessoas que nós, pessoas com deficiência, também temos o direito ao lazer, e a inclusão se faz assim, garantindo o espaço de todas as pessoas”, afirmou o gestor que é cego.

A festa  reuniu cerca de 300 pessoas com deficiência, com muito forró garantido para os presentes. Emílio Fernando foi um dos que curtiu o evento e lembrou que a deficiência não limita a diversão. “Venho sempre que tem festa, seja junina, carnaval, o que rolar. Acho muito importante incentivar os deficientes, principalmente os que tem baixa estima, mostrando que temos capacidade de fazer tudo que queremos, levando uma vida normal e feliz. Esse evento reúne as pessoas para se divertirem, para estarmos juntos mostrando que podemos sim curtir, dançar, brincar, temos nossos espaços e temos esse direito, independente da deficiência”, pontuou o também atleta de 55 anos, que teve paralisia infantil.