Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 20.06.23 - 11h42

Dois convites sinfônicos em plena temporada do balancê

img_alt

Nestas quarta e quinta (21 e 22), a partir das 20h, Banda e Orquestra Sinfônica do Recife apresentam concertos gratuitos nos teatros do Parque e de Santa Isabel. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Na semana mais junina do calendário nordestino, o Recife confirma sua vocação para a diversidade musical, fazendo dois convites sinfônicos imperdíveis. Nestas quarta e quinta-feira (21 e 22), enquanto a Rio Branco estará cheia de forró e o Sítio Trindade celebrará, com muitos decibéis de emoção, a tradição quadrilheira, recebendo as disputas finais  do 37º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, a Banda e a Orquestra Sinfônica do Recife realizarão concertos gratuitos e abertos ao público, nos teatros do Parque e de Santa Isabel, respectivamente. As apresentações, oferecidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, são gratuitas. Ambas terão início às 20h.

Banda Sinfônica

Amanhã (21), o concerto da Banda Sinfônica vai se render ao balancê. O programa preparado pelo maestro Nenéu Liberalquino será todo dedicado aos ritmos e sonoridades do Nordeste. E ainda contará com a participação de uma das vozes mais emblemáticas do forró recifense: Cristina Amaral.

O programa junino começa com a composição “Vozes do Agreste”, do compositor mineiro Edmundo Villani-Côrtes. Seguida de “Baião de Lacan”, de Guinga e Aldir Blanc, e do clássico junino e nordestino “Feira de Mangaio”, composição de Sivuca e Glorinha Gadelha.

A Banda segue o caminho na roça com “Coco Ta-Ra-Ta-Tá”, de Geraldo Medeiros e depois convida Cristina Amaral para o ápice do balancê sinfônico, executando um medley de canções do Rei do Baião, com sucessos que arrastam os pés e fazem arder os corações nordestinos há décadas: “Qui nem Jiló”, “No meu Pé de Serra”, “Tenho Sede”, “Asa Branca”, “Eu só Quero um Xodó”.

O concerto começa às 20h e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Teatro do Parque, a partir das 19h.

Orquestra Sinfônica

Na quinta-feira (22), é a Orquestra Sinfônica que espalha seus acordes. Com regência de Lanfranco Marcelletti Jr. e participação do solista Jamerson Batista, o concerto, realizado no Teatro de Santa Isabel, será oferecido para compensar o cancelamento da apresentação do último dia 14, inviabilizada pelas chuvas.

O programa será quase todo dedicado a compositores brasileiros. Começa com as músicas “Mexe com Tudo” e “Recife, Cidade Lendária”, do pernambucano Melquíades Claudino de Oliveira. E segue celebrando a brasilidade da “Ciranda das Sete Notas”, para fagote e orquestra de cordas, de Villa-Lobos, que será executada com a participação do solista Jamerson Batista (fagote). A noite encerra com uma das mais clássicas entre os clássicos, a “Sinfonia n° 7”, de Beethoven.

Serão disponibilizados, a partir das 10h de amanhã, 200 ingressos no site e no aplicativo Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br). Também haverá distribuição de ingressos na bilheteria do Santa Isabel, na quinta, a partir das 19h.

O público que retirou ingressos para o último dia 14 será acomodado na apresentação do próximo dia 28.

 

Serviço

Temporada 2023 de concertos da Banda Sinfônica do Recife

Data: 21 de junho

Horário: 20h

Local: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista)

Entrada franca: Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação

 

Temporada 2023 de concertos da Orquestra Sinfônica do Recife

Data: 22 de junho

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)

Entrada franca: Ingressos distribuídos no Conecta Recife, a partir das 10h de amanhã, e na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação

ASSUNTOS: