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Cultura | 20.07.12 - 19h54

Projeto Amplificadores inicia com a exposição O efeito da frase

Exposição do Projeto Amplificadores do Museu Murillo La Greca. Foto: Carlos Oliveira

Mostra é aberta neste domingo (22) e tem curadoria de Ana Maria Maia

A primeira exposição do Projeto Amplificadores do Museu Murillo La Greca tem início neste domingo (22). A mostra O efeito da frase, com curadoria de Ana Maria Maia é dedicada à narração, observada como estratégia e sintoma dos trabalhos do coletivo Telephone Colorido e dos artistas Cristiano Lenhardt, Daniel Barroca, Deyson Gilbert & Roberto Winter, Glauber Rocha, Jimson Vilela e Yuri Firmeza.

A mostra coletiva, que ficará em cartaz até 26 de agosto de 2012, não almeja promover uma leitura conclusiva sobre os gestos de narração. Almeja, sim, suscitar questões como: Quais são os agentes da história? Como imbuir à experiência presente de historicidade? Como evitar a redundância da colagem e perseguir narrativas que, embora particulares, sejam implicadas numa agenda coletiva?

Som Capanema, trabalho realizado por Cristiano Lenhardt em 2004, funciona como uma metáfora das estratégias reunidas na exposição. Feito como um exercício em que o artista utiliza sua própria voz para reverberar o interior de prédios públicos, ele elucida sobre um espaço e um tempo fundados a partir da narrativa. Enfatiza a ação de um sujeito e de sua corporeidade sobre algo que, até então, pertencia à ordem estática e inconteste dos monumentos. O registro desta ação pertence ao escopo da mostra e antecipa três caminhos a serem desenvolvidos, a partir de obras de outros artistas.

O primeiro deles relaciona-se com a percepção da individualidade do sujeito-artista plasmada em seus enunciados de obra. Nesta chave de leitura, são incluídos desenhos de Cristiano e livros de Jimson Vilela, ambos ancorados na gestualidade de vivências de seus autores e, por isso, dotados de grande expressividade.

O segundo ponto reúne trabalhos que atestam a abertura da disciplina histórica, ou, ao menos, tensionam de diferentes formas a assertividade que costuma demarcar os discursos convencionados sobre o passado. Ao aplicar uma faixa vermelha sobre um vinil, Deyson Gilbert & Roberto Winter tornam ruidosa e intermitente a emissão do Concerto para mão esquerda, de Ravel.  Colecionando fotografias antigas e interferindo manualmente sobre elas, Daniel Barroca cultiva uma arqueologia de imagens afeita a falhas e rumores. Forjando o rapto do escritor Ariano Suassuna, o grupo Telephone Colorido corrompe o cânone de um Nordeste armorial.

O último aspecto a ser abordado diz respeito ao lugar do pensamento artístico e/ou crítico numa pauta de discussão pública, agendada pelos veículos de imprensa.  No contexto do fim da ditadura (1980 – 1981), a atuação de Glauber Rocha à frente de um quadro de entrevistas do Programa Abertura (TV Tupi) configura um ato de resistência. Na atualidade, a série de textos que Yuri Firmeza publica no jornal O Estado de Minas busca a retomada de espaços e a disponibilidade de um vocabulário de apreciação e debate de arte no cotidiano de um público não-especializado. Idealmente, além da exibição do registro de sua ação inicial, o projeto motivará uma nova ocupação, agora na imprensa pernambucana.

Serviço:
Mostra O efeito da frase – Projeto Amplificadores 2012
Domingo (22), a partir das 17h
Performance, às 19h, com: Cristiano Lenhardt, Fernando Peres e Marie Carangi
Visitação: até 26 de agosto de 2012, segunda a sexta, das 9h às 17h
Museu Murillo La Greca: Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366 – Parnamirim
Informações: 81 3355-3126