Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 20.07.17 - 14h40

Noite de música erudita no Teatro de Santa Isabel

 
Orquestra Sinfônica do Recife encheu a casa, nesta quarta-feira, para a quinta apresentação da temporada 2017, uma realização da Prefeitura do Recife. Em agosto, tem mais concerto gratuito
 
 

Um Teatro de Santa Isabel cheio assistiu, na chuvosa noite de ontem, ao quinto concerto oficial da temporada 2017 da Orquestra Sinfônica do Recife. A apresentação, uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, é gratuita, aberta ao público e tem periodicidade mensal.

A primeira peça apresentada no concerto foi Sonhos de uma Noite de Verão, obra de Felix Mendelssohn, autor conhecido por equilibrar o rigor alemão e a leveza italiana em suas composições. Mendelssohn começou a compor aos nove anos de idade, mas essa é uma de suas composições de mais fama, escrita em diversos momentos de sua vida.

O programa seguiu com a revolucionária Primeira Sinfonia de Beethoven, que, segundo o regente da orquestra, Marlos Nobre, foi o mais importante gênio da música erudita. A sinfonia, contou o maestro, causou escândalo quando estreou em Viena, porque rompia com todas as convenções harmônicas da música clássica de então. “Beethoven, ainda muito jovem, já usou uma surpreendente progressão de semitons no início da peça, além dos grandes contrastes dinâmicos entre pianíssimo e fortíssimo e dos enormes e inusitados ‘crescendos’.”

O público adorou. “Venho para todos os concertos. Não perco de jeito nenhum. Estou quase virando o Fantasma da Ópera”, brincou a aposentada Marcele Cavalcanti Lobo, 70 anos. Uma cidade, completou, tem mesmo que oferecer boa música nos teatros públicos.

Também aposentada, Dona Maria Sueli da Silva, 72 anos, até já conhecia a programação, mas fazia muito tempo que não prestigiava. “Uma amiga chamou e nem tive dúvida. Fiz uma angioplastia há dois meses. Mas vim mesmo assim: música clássica faz bem ao coração”, prognosticou.

Maria da Salete Vieira, 76 anos, disse que valeu a pena enfrentar a chuva. “Já tinha vindo e adorado. Não podia perder. Ainda mais sendo gratuito. São essas pequenas alegrias que trazem jovialidade pra gente”, disse a aposentada natural de Limoeiro, com saúde, disposição e elegência para dar e vender.

A juventude também se fez presente. “Eu soube pela internet. Venho sempre. Acesso gratuito à cultura é excelente. Aliás, necessário”, disse Jessica Lopes, 20 anos, que toca saxofone.

O casal Esmeraldo Bezerra e Maria das Graças Barros, da cidade de Alagoinha, aproveitou a noite de ontem para estrear não só na programação mensal de concertos da orquestra, mas também no Teatro de Santa Isabel. “Fazia tempo que queríamos ver a orquestra. Aí, aproveitamos as férias para realizar esse desejo. Estamos morando no Recife há dois anos e temos que aproveitar tudo que a cidade oferece”, disse Esmeraldo.

Tatiane Cruz e Pedro Toscano contaram uma história parecida. “Somos de Floresta e Cuiabá. Estamos morando aqui e querendo conhecer mais dessa cultura incrível. O Santa Isabel estava nos nossos planos faz tempo. Queríamos muito conhecer esse teatro tão lindo”, disse Tatiane.

Foi também para conhecer o teatro que Karla Barbosa, 40 anos, decidiu ir ao concerto da orquestra pela primeira vez. Acabou gostando tanto, que fidelizou na programação. “Precisamos aproveitar nossos equipamentos e conhecer nossa história. O Santa Isabel é patrimônio de todos nós. Agora faço questão de ser assídua”, disse.

Para quem quiser conhecer e/ou fidelizar, como Karla, basta acompanhar a programação dos concertos mensais da Orquestra Sinfônica do Recife, que é divulgada no nosso portal e na página do próprio teatro. Dona Maria Sueli informa e recomenda: faz bem até ao coração.