Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Saúde | 20.07.20 - 11h29

Recife atinge marca de 20 mil recuperados da covid-19

img_alt

Prefeito Geraldo Julio fez o anúncio na manhã desta segunda-feira (20), reforçando a importância da prevenção no momento da reabertura de atividades (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

 

Com mais de dois meses seguidos de queda nos indicadores da pandemia, o Recife ultrapassou a marca de 20 mil pacientes recuperados da covid-19. Em anúncio realizado na manhã desta segunda-feira (20), o prefeito agradeceu aos profissionais de saúde que estão trabalhando na linha de frente da pandemia e pediu pra população manter os cuidados preventivos porque a pandemia ainda não acabou. 

“Chegamos a 20 mil recuperados da covid-19 no Recife. São pessoas que já tiveram a doença e estão curadas. Quero agradecer o esforço de todos os recifenses e de todos que estão trabalhando no enfrentamento à pandemia. Como registramos semana passada, a contaminação está em queda há mais de 60 dias na nossa cidade, mas a pandemia ainda não acabou em lugar nenhum no mundo”, disse o prefeito.

O prefeito alertou ainda que a cada etapa de reabertura, a prevenção ganha ainda mais importância. “A palavra que deve orientar o comportamento de todos é a prevenção: o uso obrigatório da máscara; sempre que possível manter a distância uns dos outros e utilizar o álcool 70% para limpar as mãos”, pediu o gestor, ao lembrar que, nesta segunda, as academias voltam a funcionar e os restaurantes, bares e lanchonetes voltam a receber público. 

Ao todo, 12.800 pessoas passaram por atendimento na rede municipal de saúde, estruturada com sete hospitais de campanha, com cerca de mil leitos, além de mais de 20 unidades de referência da Atenção Básica para receber pacientes com sintomas de infecção pelo novo coronavírus. Para dar conta da demanda, a Prefeitura do Recife construiu, em 40 dias, sete hospitais de campanha, que chegaram a marca de mais de 4.700 internamentos, além de mais de 2.200 altas hospitalares, além dos mais de 18 mil atendimentos nas unidades de referência da Atenção Básica. 

Depois de dois meses seguidos de queda nos casos, a Secretaria de Saúde do Recife iniciou a reorganização da rede emergencial, desativando 300 enfermarias e abrindo 53 leitos de UTIs neste mês, já que, na atual situação da pandemia, a demanda maior tem sido por leitos de terapia intensiva. Com a reorganização, a gestão municipal fica com 724 leitos em funcionamento, sendo 342 de UTI e 382 de enfermaria.