Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 20.07.22 - 19h53

No Recife, crianças com 4 anos já começaram a ser vacinadas contra covid-19

img_alt

A vacina utilizada neste grupo é a Coronovac. Município conta com 27 pontos de vacinação por agendamento, além do Sítio Trindade, que atende por demanda espontânea (Foto: Richardson Martins/PCR)

A manhã desta quarta-feira (20) foi de grande movimentação no Sítio Trindade, em Casa Amarela, na Zona Norte da capital pernambucana. Isso porque hoje foi o primeiro dia de vacinação contra covid-19 para crianças com 4 anos. No local, a Prefeitura do Recife montou um ponto de imunização infantil sem necessidade de agendamento. O município ainda conta com outros 27 pontos de vacinação para as crianças, entre policlínicas, centros de saúde e unidades básicas tradicionais (UBTs), os quais funcionam mediante marcação no site (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinacao-de-criancas) ou aplicativo Conecta Recife. 

 

A vacina que está sendo utilizada neste público é a Coronavac/ Butantan, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo estimativa do MS, baseada no IBGE, a capital pernambucana tem 21.660 pessoas nesta faixa etária. 

 

A secretária executiva de Planejamento da Saúde do Recife, Yluska Reis, reforça a importância de vacinar os meninos e meninas contra o novo coronavírus. “As vacinas são testadas e comprovadamente seguras para as crianças e, uma vez que elas estejam imunizadas, isso contribui para diminuir a transmissão tanto no ambiente familiar quanto no contexto social”, enfatiza a gestora.

 

De acordo com a recomendação da Anvisa, o esquema vacinal das crianças é feito em duas doses, com intervalo de 28 dias, e segue a mesma dose utilizada nos adultos. É importante frisar que as crianças imunossuprimidas também devem ser vacinadas contra a covid-19 neste momento.

 

A professora Ericka Holanda, 36 anos, levou o filho Heitor Felipe, 4 anos, para tomar a vacina no Sítio Trindade nesta quarta (20) e se mostrou aliviada pela imunização da criança. “Na nossa casa, só faltava ele se vacinar e eu já estava ansiosa por esse momento. Como ele vai pra escola e tem contato com outras crianças achei muito importante vaciná-lo para ele ficar mais protegido. Nós cumprimos o calendário de todas as vacinas e essa contra covid-19 não seria diferente”, destacou a mãe. 

 

Para imunização deste público, a Secretaria de Saúde municipal montou um ponto de vacinação no Sítio Trindade, em Casa Amarela, que funciona de domingo a domingo, das 7h30 às 17h30, sem necessidade de agendamento. Outros locais de demanda espontânea serão divulgados ainda esta semana. Os pais ou responsáveis também podem levar as crianças para 27 salas de vacina (a lista completa está disponível neste link: https://bit.ly/3AYYQ11) instaladas em policlínicas, centros de saúde e unidades básicas tradicionais (UBTs) que funciona, por agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Todos os pontos estão abertos para vacinação das crianças de 4 a 11 anos.

 

No ato do cadastro no Conecta Recife, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade. Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. 

 

Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

 

No Recife, a vacinação infantil conta com um cartão de vacinação especial para esse público. No dia da vacinação, as crianças também ganham um Certificado de Criança Super Vacinada, uma forma de estimular a garotada na hora da aplicação da vacina. No Certificado, o MC Gotinha ostenta uma capa de super-herói e o documento traz dizeres de incentivo, em linguagem jovem e contemporânea. Como forma de incentivar o hábito da leitura, no ato da primeira dose, a criança também ganha um livro de literatura infantil, do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Educação.