Secretaria de Educação participa da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
Promovida pela Prefeitura do Recife, a iniciativa reúne oficinas, trabalhos educativos, exibição de filmes, campanhas de conscientização, passeios, encontros com famílias e seminários
A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) está participando da XI Semana Municipal da Pessoa com Deficiência com diversas atividades em escolas e equipamentos educacionais. Desta segunda-feira (20) até 28 de agosto, em diversos pontos da cidade a Semana vai discutir Acessibilidade: Direito de Todos. A realização é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de direitos Humanos e Segurança Cidadã, em ação conjunta com as pastas de Saúde e de Assistência Social e Educação. As ações promovem a conscientização e o respeito mútuo entre as pessoas, independente de qualquer tipo de deficiência física.
A programação acontece nas escolas, no Centro Administrativo Pedagógico (CAP) – Rua Frei Mathias Teves, s/n - e no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire – Rua Real da Torre 299, Madalena - em todos os turnos, e contempla, ainda, exposições de trabalhos desenvolvidos com a comunidade escolar como pinturas e desenhos, além de oficinas. As produções abordam os depoimentos de experiências de sucesso com estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Confira as Atividades:
Oficinas – Entre os dias 20 e 24 de agosto serão realizadas, no Centro Administrativo Pedagógico (CAP), na Ilha do Leite, as Oficinas: Geometria do Origami; Desenho de Humor; Libras; Jogos Teatrais; Relation Play – O Corpo Fala; Vivências Sensoriais: Como o Corpo Vê?; e Brinquedoteca. As ações acontecem das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, e são voltadas para técnicos das Diretorias e Gerências do CAP, a fim de que possam viabilizar, junto às unidades escolares, a promoção de ações inclusivas.
Trabalhos educativos – De 21 a 28 de agosto, as escolas municipais participam de trabalhos nas diversas linguagens de comunicação e expressão. Eles abordam o tema da acessibilidade, como produção de textos, pinturas, desenhos, modelagem, teatro, dança, música, brincadeiras e filmes.
Exibição de filmes – Nos dias 21 e 22 haverá exibição de filmes para os estudantes do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Centro de Formação de Professores Paulo Freire, das 19h às 21h.
Campanhas de conscientização – O Ministério Público de Pernambuco, em parceria com a SDHSC, realiza, nos dias 22, 23 e 24 de agosto, na parte da manhã, momentos de conscientização com entrega de material educativo nas estações do metrô do Recife, da Joana Bezerra e no hall da Prefeitura do Recife.
Passeio – Às 14h30 do dia 25 de agosto, 120 pessoas com deficiência terão a oportunidade de usufruir de um passeio de Catamarã, passeando pelos principais pontos turísticos do Recife.
Encontro com famílias – O Centro de Formação de Professores Paulo Freire receberá, no dia 27 de agosto, das 14h às 17h, mais uma ação do calendário especial da XI Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Um encontro com as famílias do Programa Transporte Escolar Inclusivo, da Prefeitura do Recife.
Seminário – A mesa redonda Acessibilidade: Um Direito de Todos, no dia 28 de agosto, contará com a participação dos representantes das Secretarias de Saúde; Assistência Social; Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Educação, Esporte e Lazer; Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras; Serviços Públicos; Especial da Copa; e Turismo. O evento acontece das 8h às 12h, no Auditório Capiba, no 15º andar, do edifício-sede da PCR.