NOTÍCIAS

Cultura | 20.08.13 - 19h11

Bairro Legal completa uma semana com balanço positivo

[caption id="attachment_37506" align="alignleft" width="680"] Foram retiradas e apreendidas 1.490 placas de imobiliárias e banners colocadas irregularmente em postes e árvores. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)[/caption]

Em sete dias, o projeto já contabiliza 674 multas, 29 veículos rebocados e 1.490 placas e banners apreendidos

O Projeto Bairro Legal, da Prefeitura do Recife, já mostrou a que veio. Em sete dias, as ações de controle urbano e fiscalização no trânsito da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) mostram os efeitos positivos da ação nos bairros de Boa Viagem e Pina, na Zona Sul. Só pela CTTU, 674 veículos foram autuados e 29 precisaram ser removidos para o depósito. A Secon foi responsável pela retirada e apreensão de 1.490 placas de imobiliárias e banners colocadas irregularmente em postes e árvores.

Nesta terça-feira (20), a CTTU multou 124 veículos por estacionamento irregular nas avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar e rebocou quatro para o depósito, na BR 101-Norte. As vias, que contam com placas proibitivas e sinalização horizontal, são alvo frequente de motoristas infratores, o que ocasiona grandes retenções de veículos.

Agentes da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) têm distribuído material informativo com motoristas, pedestres e donos de estabelecimentos mostrando a importância da população participar do projeto cumprindo as leis de trânsito e controle urbano.

O BAIRRO LEGAL – O projeto tem como objetivo melhorar a mobilidade na cidade através de ações de fiscalização nas áreas de trânsito e controle urbano. Os primeiros locais beneficiados são os bairros do Pina e Boa Viagem. Nessas áreas, a ação deve durar de cinco a seis meses. Em breve, outras regiões receberão a iniciativa. Cerca de 50 profissionais da CTTU, Secon e Seop atuam na área e fiscalizam infrações como estacionamento proibido, carga e descarga, fila dupla e obstrução de calçadas. Também serão fiscalizadas construções e imóveis em situação irregular, além de poluição sonora e visual. Em breve, outros bairros serão beneficiados com o Bairro Legal.

Balanço Bairro Legal

  • 674 veículos multados
  • 29 veículos rebocados
  • 131 estabelecimentos comerciais notificados por uso irregular do passeio público
  • 75 pinos de ferro retirados do passeio público
  • 1.490 placas de imobiliárias e banners retirados de postes e apreendidas
  • 20 cavaletes removidos do passeio público e apreendidos
  • 311 informativos foram entregues, detalhando as ações do Bairro Legal
  • 1 corrente de cinco metros apreendida.