NOTÍCIAS

Cultura | 20.08.13 - 15h28

Dançando na Rua terá orquestras 100% Mulher e Surreal

[caption id="attachment_37477" align="alignleft" width="680"] Projeto será realizado neste domingo (25), na Praça do Arsenal, das 16h às 22h. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A população já pode começar a se programar para aproveitar o próximo domingo (25) para dançar. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, promoverá a quarta edição do Dançando na Rua, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo. As atrações já foram definidas: os dançarinos profissionais vão fazer suas apresentações, das 16h às 22h, ao som das orquestras 100% Mulher e Surreal. “Em setembro, a dança de salão no Recife completa 20 anos e já estamos preparando uma edição especial do Dançando na Rua para a população aproveitar ainda mais nossa programação no Recife Antigo”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras.

Ao som das orquestras, a cada último domingo do mês os dançarinos profissionais fazem apresentações de dança de salão (bolero, suingue, samba, salsa, merengue, tango), de dança esportiva, além de grupo de dança da melhor idade, dança do ventre, sapateado e balé clássico. Além dos monitores e professores de dança que se apresentam no tablado, uma equipe de 10 dançarinos, todos identificados com camisas do Dançando na Rua, fica no local para dançar com o público.

Criada em agosto de 2003, como o próprio nome já diz, a Orquestra 100% Mulher é formada só por mulheres, 17 musicistas ao todo, que tocam mambos, cúmbias, samba dos anos 60 e 70, forró e frevo. As orquestras ficam no palco e os dançarinos usam um tablado, com piso linóleo (especial para dança), no meio da rua.

O Dançando na Rua foi sucesso na década de 90, com sete anos consecutivos de apresentações no bairro todas as quintas. Neste ano, foi incorporado ao Recife Antigo de Coração, na terceira edição do projeto, realizado no último domingo de maio, com a proposta de reunir casais de todas as idades para dançar. Nessa edição, o som ficou com a Orquestra do Maestro Lima Neto e com a Spok Frevo Orquestra, com espaço montado na rua Vigário Tenório. Com o sucesso da primeira edição, foi necessário realocar o Dançando na Rua para outro ponto do Recife Antigo, para uma área com mais espaço para o grande público presente.

Em junho e julho, a segunda (30 de junho) e a terceira edição (28 de julho) do Dançando na Rua já foram realizadas em espaço mais amplo. A segunda edição foi realizada na rua Domingos José Martins (já que que a Praça do Arsenal estava com um telão montado para a população acompanhar os jogos da Copa das Confederações), com as orquestras de Metais, do maestro Lima Neto, e Gafieira de Bamba, do maestro Spok. A terceira edição já foi realizada na Praça do Arsenal.