NOTÍCIAS

Cultura | 20.08.14 - 17h41

PCR dá início à Semana da Pessoa com Deficiência promovendo atividades em diversas áreas

Este ano, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos convocou outras pastas com o objetivo de promover a transversalidade das políticas públicas de forma inclusiva e permanente

Começa nesta quinta-feira (21) e vai até o dia 28, a 8ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, este ano, com o tema "Inclusão: assuma este compromisso". Isso porque as pastas municipais foram convocadas a participar ativamente da promoção dos direitos do segmento, através de políticas públicas inclusivas e de forma permanente.

Além da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, responsável pelo programa através da Divisão da Pessoa com Deficiência, estão envolvidas as secretarias de Educação, Turismo e Lazer, Esportes, Meio Ambiente e Administração.

Para a secretária executiva de Direitos Humanos, Elizabete Godinho, o lema deste ano "inclusão: assuma este compromisso" é um chamado para o envolvimento do poder público e da sociedade em geral, na perspectiva de consolidar a inclusão das pessoas com deficiência em diversos setores e, sobretudo, na acessibilidade e mobilidade. Assim como está ligado diretamente ao plano nacional Viver sem Limites, em que o município articula as políticas de acesso aos direitos básicos. "Esta programação traduz um esforço do município no fortalecimento da politica municipal voltada para a PcD. Isso deve ser uma atuação permanente da cidade para a efetividade da inclusão das pessoas nos serviços como lazer, educação, saúde e esportes", afirmou.

Confira os detalhes da programação:

Educação

A abertura do evento, a partir das 9h30, conta com paratletas convidando alunos da Escola Municipal Professor Nilo Pereira, em Casa Amarela, para participar de jogos em diversas modalidades, entre as quais, golbol para cegos e deficientes visuais, basquete em cadeira de rodas e vôlei sentado. A programação é voltada tanto para pessoas que possuam alguma deficiência como para quem não tem. As atividades contarão com a assistência de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de ensino.

Meio Ambiente

Na sexta-feira (22), um grupo de 25 pessoas - alunos das entidades Suvag e Instituto dos Cegos - participará de uma visita guiada ao Jardim Botânico do Recife, que terá programação especial durante toda a semana, além das atividades inclusivas permanentes, como uma trilha na alameda principal e o Jardim Sensorial.

Na programação do Jardim Botânico durante toda a semana, haverá contação de história; oficina de libras; jogos que trabalham a questão do preconceito, além de mitos e verdades sobre o universo das pessoas com deficiência; vivência do cotidiano de pessoas com deficiência e mesa de debate sobre o universo da PcD.

Turismo e Lazer

Outro destaque da programação é o Circuito Inclusivo dos Poetas, em que os grupos farão visita às 12 esculturas dos poetas instaladas no Centro do Recife, com guia especializado da Secretaria de Turismo. A história das personalidades importantes para a cultura de Pernambuco e também do Brasil será contada de forma diferente na ocasião realiza uma sensibilização turística com cegos e surdos. Além de conhecer a história de cada personagem, os participantes poderão tocar nos monumentos e sentir o formato de cada peça, posicionamento e contexto.

O passeio intitulado de “Circuito dos Poetas” acontece em um ônibus com a companhia de um guia de turismo e também de um intérprete de Libras. Serão 45 participantes, integrantes de entidades parceiras do município. A saída do ônibus está marcada para as 9h, da Praça do Derby.

O ônibus vai ter como primeiro destino a Praça do Arsenal, no Recife Antigo. De lá, os participantes irão caminhar pela Rua do Bom Jesus e conhecer a estátua de Antônio Maria. Depois, haverá uma caminhada pela Ponte Maurício de Nassau e retorno para a Rua da Moeda, onde haverá a visita à estátua de Chico Science.

Também estarão no roteiro as estátuas de Carlos Pena Filho, na Praça da Independência; Solano Trindade, no Pátio São Pedro; Capiba, na Rua do Sol; Luiz Gonzaga, em frente à Estação Central de Metrô; João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, na Rua da Aurora. Por fim, os participantes serão levados à Praça Maciel Pinheiro, para conhecer a estátua de Clarice Lispector.

Esportes

Festival Esportivo da Pessoa com Deficiência, realizado na altura da rua Bruno Veloso, no local onde já se desenvolvem as atividades do projeto Praia Sem Barreiras nos fins de semana. A participação é gratuita e aberta a toda a população. Haverá modalidades esportivas e atividades de lazer, como atletismo, badminton, tênis de mesa, vôlei sentado, vôlei de areia, basquete, futebol de areia, chute ao gol e karatê. Haverá também pintura de rosto e de corpo; jogos de damas, xadrez, dominó, totó e sinuca; recreação, pula-pula e caça ao tesouro.

O evento é coordenado pela Secretaria de Esportes e Copa do Mundo e conta com o apoio da Associação de Apoio a Pessoa Portadora de Deficiência, devendo reunir cerca de 200 participantes. 

Participarão do evento paratletas de destaque como a bicampeã paralímpica Suely Guimarães, ouro no arremesso de disco em Barcelona-1992 e Atenas-2004, e bronze em Atlanta-1996, que hoje chefia o setor de Paradesporto da Secretaria de Esportes e Copa do Mundo do Recife. A presença dos paratletas objetiva inspirar atletas da base e a participação recreativa de pessoas com deficiência.

PROGRAMAÇÃO
21 A 28 DE AGOSTO

Quinta-feira (21)
Práticas esportivas inclusivas
Local: Escola Municipal Nilo Pereira
Estrada do Arraial, 4 900 – Casa Amarela
Horário: 9h30
Atividade: demonstração de basquete em cadeira de rodas; vôlei sentado; golbol. Em seguida, partidas com times mistos, composto pelos paratletas e estudantes da escola.

Sexta-feira (22)
Passeio ao Jardim Botânico
Horário: 9h
Atividade: visita guiada, com grupo de 25 participantes: alunos do SUVAG e Instituto dos Cegos.

Sábado (23)
Festival da Inclusão Esportiva na Arena do Praia Sem Barreiras (Boa Viagem)
Horário: 8h
Atividade:

Domingo (24)
Circuito Inclusivo dos Poetas
Horário: 8h

Terça-feira (26)
Oficina “Pessoa com Deficiência: A Importância de Quebrar Paradigmas”
Público: trabalhadores da Secretaria de Saúde
Instrutores: equipe da Divisão da Pessoa com Deficiência
Local: Seminário de Educação Cristã
Rua Pe. Inglês, 143 – Boa Vista
Horário: 14h às 17h

Quinta-feira (28)
Programa Servidor de Valor – Comemoração das Datas de Valor
Público: servidores/as da PCR
Horário: 9h
Atividade: apresentação de esquete do Grupo de teatro INTEGRARTE, formado por adolescentes e jovens com Síndrome de Down.