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Ciência, Tecnologia e Inovação | 20.08.16 - 21h16

Campus Party abre as portas com reverência dos robôs NAO da PCR

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Prefeitura está com mais de dez ações entre palestras, maratonas de programação e a Olimpíada Brasileira de Robótica durante as 24 horas de evento. (Fotos: Daniel Tavares/PCR)

 

 

Fazemos robótica brincando, mas futuramente vamos usar nosso conhecimento para ajudar pessoas no dia a dia”. Maria Eduarda Barbosa, aluna da Escola Municipal Rodolfo Aureliano e integrante da equipe que ficou em oitavo lugar no campeonato mundial de robótica (RoboCup), resumiu em poucas palavras o poder transformador da educação aliada à tecnologia. Assim, ela deu as boas vindas aos mais de 3 mil participantes da Campus Party Recife (CPR), na tarde deste sábado (20). A Prefeitura segue, até o domingo (21), com uma extensa programação na área Open, aberta ao público, e na Arena, para os campuseiros.

 

Junto aos alunos da rede, ela apresentou para os campuseiros os robôs humanoides NAO, ao som de Luiz Gonzaga. Como se não bastasse o que eles demonstram a partir da programação dos alunos, como bons nordestinos todos vieram para a CPR a caráter. Não teve um único celular ou câmera na Arena que deixou de registrar a apresentação. Os robôs são utilizados pela Prefeitura do Recife em sala de aula, desde 2014, dentro do Programa Robótica na Escola.

 

No Brasil, o Recife é com certeza a cidade onde mais são criadas soluções e inovações tecnológicas. Não é à toa que sediamos todos os anos uma Campus Party. A tecnologia precisa sair dos computadores e invadir os espaços públicos para tornar o Recife uma cidade inteligente e humana”, afirmou a secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Berenice Andrade. Junto a ela, estiveram presentes o secretário de Educação, Jorge Vieira, e o presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Eugênio Antunes.

 

OLIMPÍADA – As escolas da rede municipal de ensino do Recife estão sendo o grande destaque da etapa local da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece da sexta ao domingo, dentro da programação da Campus Party. Elas conquistaram todas as oito vagas já definidas para a fase final da competição, que classifica os três primeiros colocados para a etapa nacional, marcada para outubro, no Recife. As duas vagas restantes serão definidas na manhã deste domingo (21), logo antes da fase final. Já estão garantidas as escolas municipais André de Melo, Antônio de Brito Alves, Tejipió, Paulo VI, Nadir Colaço, Arquiteto Alexandre Muniz, Aderbal Galvão e Vila Sésamo.

 

Cerca de 330 estudantes da rede municipal de ensino do Recife disputam a etapa local da OBR. A competição reúne um total de 315 equipes pernambucanas, de escolas públicas e privadas. A rede municipal de ensino está representada por 84 times, de 32 unidades de ensino, que competem no Nível 1, voltado para estudantes do Ensino Fundamental. A categoria tem, no total, 109 equipes participantes. Na manhã do domingo, serão definidas as duas vagas restantes para a fase final, que define as três classificadas para a OBR nacional. O destaque da rede municipal é a equipe da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, na Várzea, atual campeã nacional da olimpíada e oitava colocada na RoboCup, campeonato mundial de robótica disputado no mês passado, na Alemanha.

 

E foram os três alunos representantes da Rodolfo Aureliano – Maria Eduarda Barbosa, Paulo Poan e Miguel Silva – que ministraram, na Sala de Educação Digital da Campus Party, uma oficina sobre a Robótica de Encaixe (Lego), com o tema "Robô Seguidor", modalidade em que competiram na OBR e RoboCup. “Esses meninos são campeões nacionais e os oitavos melhores do mundo. Hoje a rede municipal de ensino vive a robótica e a gente vê o brilho nos olhos dos alunos. Tudo isso com menos de dois anos do Programa Robótica na Escola”, contextualiza o professor Cid Espíndola, que treinou a equipe. Na oficina, os estudantes falaram sobre a programação dos robôs, que usa o software NTX Programming.

 

NAO – Um grupo de 27 jovens, entre 14 e 17 anos, da Escola Estadual Prefeito Oswaldo Pessoa, de João Pessoa, capital da Paraíba, participaram neste sábado de uma oficina com a equipe de tecnologia da Secretaria de Educação do Recife. O tema não podia ser mais interessante: a programação dos robôs humanoides NAO, que fazem parte das atividades pedagógicas das escolas municipais. A oficina foi ministrada pela coordenadora da robótica avançada, Simone Zelaquett. Ela mostrou para os alunos como funciona o aplicativo de programação e lançou o desafio para que os participantes programassem os NAOs para andar para frente, para trás e para os lados. Esta é a primeira etapa do aprendizado dos alunos recifenses nas escolas municipais.

 

Para Paulo Henrique, que estuda no ensino médio e também faz na escola o curso técnico de Montagem e Manutenção de Redes, vir à Campus Party e ter contato com a tecnologia dos robôs vale o esforço da viagem. “Eu estou muito empolgado pra aprender como eles funcionam. Quero trabalhar com tecnologia no futuro”, contou.

 

HACKER CIDADÃO – Desde as 12h, as cinco equipes finalistas da maratona de programação, Hacker Cidadão, promovida pela Emprel, estão empenhadas em melhorar seus projetos. A apresentação final para o corpo de jurados acontece neste domingo, às 10h. Ao final, três sairão vencedoras. O tema deste ano é Internet das Coisas e junto às informações do Portal Dados Abertos do Recife os competidores estão formulando aplicativos e softwares embarcados para solucionar problemas da cidade.

 

L.O.U.C.os – A Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo promoveu dois momentos de inclusão digital na área Open. Mais de 10 idosos e jovens em liberdade assistida, fizeram uma visita guiada em toda a Campus Party. Já na sala de educação digital, o Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (L.O.U.C.os) do Porto Digital apresentou quatro projetos que foram os produtos do workshop de férias que reuniu 30 estudantes do ensino médio da rede pública e privada de ensino. Eles desenvolveram soluções focadas na Internet das Coisas que pudessem melhorar a qualidade de vida das pessoas da cidade. A oficina foi aberta ao público, com 25 participantes. 

 

DESAFIO ECORECIFE - Neste sábado (20), o Desafio EcoRecife trouxe novidades no lançamento da sua edição 3.0, na Campus Party Recife. Os melhores jogos digitais com foco no meio ambiente concorrerão a prêmios no valor total de R$ 60 mil em duas novas categorias: realidade virtual (Oculus Rift) e tela touch. O edital será lançado na próxima semana no Diário Oficial do Município. "Esperamos que participem desenvolvedores de vários Estados e que todos se comprometam com a temática ambiental do Recife", afirmou o secretário executivo de Sustentabilidade do município, Maurício Guerra.

O concurso é realizado pela PCR, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Os participantes terão três meses para elaborar trabalhos usando a Turma Mangue e Tal, do Programa de Educação Ambiental da PCR. Neste ano, os personagens poderão tanto ser protagonistas como coadjuvantes dos jogos, diferentemente de outras edições.

 

E-BOOK – Também foi lançado neste sábado (20), na Campus Party Recife, o playbook da Turma Mangue e Tal, com cinco jogos inéditos. Desenvolvido por alunos da Unicap, ele transforma em game a narrativa de um dos livrinhos da coleção. A iniciativa é parceria entre a PCR, através da SMAS, e o curso de Jogos Digitais da Unicap. O livro digital será distribuído gratuitamente para tablets da rede municipal de ensino e ao público em geral.

 

Confira a programaçãod a Prefeitura do Recife na Campus Party 2016


Domingo (21/08)

 

6h - Apresentação de frevo - Virada Cultural

7h às 14h - Disputas da OBR

10h - Oficina de programação do robô humanoide NAO

10h - Hackathon Hacker Cidadão

11h - Workshop: Prototipando para o Futuro

14h - Encerramento da fase final da OBR