Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 20.08.18 - 09h55

Estudantes disputam lll Torneio de Robótica do Recife

img_alt

Evento aberto ao público é seletiva da rede para Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Vencedores irão visitar o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), base para lançamento de foguetes que funciona no Rio Grande do Norte (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Amanhã (terça-feira, 21), o Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no Cordeiro, será o epicentro do lll Torneio de Robótica do Recife (TORRE). O evento, aberto ao público, acontece entre 8h e 17h e é marcado por uma acirrada torcida das 40 equipes de escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental. No total, o certame envolve cerca de 150 atletas e funciona comoseletiva para a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, competição nacional na qual a capital pernambucana tem se destacado desde 2015 e através das quais envia representantes para campeonatos mundiais da categoria.

O torneio será realizado na categoria Resgate, seguindo o modelo de simulação proposto pela OBR. Vinte e quatro equipes irão participar do desafio de nível 1, no qual o robô precisa resgatar a vítima para a área de salvamento. Já no nível 2 irão competir 16 equipes que, além de resgatar a vítima, precisarão suspendê-la e colocá-la em área segura. O objetivo do evento é criar soluções inovadoras para problemas cotidianos com o uso dos robôs, além de preparar os estudantes para a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

No total, participam 35 equipes das escolas dos Anos Finais, sendo um grupo por escola, além de uma equipe do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS). Essas 36 equipes irão competir pela linha com encaixe (2), do Programa Robótica na Escola. Já as quatro equipes da Escola Municipal Jonatas Braga irão competir com Arduíno, da linha com ferramentas (1), do Programa Robótica na Escola. As 40 equipes são compostas por três ou quatro estudantes cada.

Para o secretário de Educação, Alexandre Rebêlo, a dinâmica que envolve o programa Robótica na Escola é vital para o desenvolvimento dos jovens, sobretudo de Anos Finais, pois envolve a superação de desafios, o trabalho em equipe, por exemplo. “Somos uma cidade em constante movimento e um importante polo de tecnologia nacional”, ressalta. As equipes vencedoras dos três primeiros lugares irão visitar o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), base para lançamento de foguetes que funciona no Rio Grande do Norte.

Nos últimos anos, a rede tem se destacado no segmento e foi vencedora da OBR nos anos de 2015 e 2016, feito que levou estudantes do Recife a disputar o mundial da categoria na ROBOCUP, na Alemanha e Japão, respectivamente, nos anos de 2016 e 2017, quando as equipes ficaram entre as dez melhores do mundo.

ROBÓTICA NA ESCOLA – O programa atende desde as crianças do grupo 3 da Educação Infantil até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. Atualmente, 4.554 professores foram capacitados nesta área e o programa contempla três modalidades: robôs feitos com blocos de encaixe da Lego Education (os mais utilizados nas competições); linha de robôs humanoides NAO (com os quais os estudantes têm contato durante aulas no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania - CETEC) e a linha de robótica com ferramentas, que permite a construção de objetos robóticos a partir de peças simples do cotidiano, envolvendo conhecimentos de mecânica, eletrônica, programação de computadores e metarreciclagem, além de elementos da matemática, da física e de diversas áreas do conhecimento. 

Serviço

lll Torneio de Robótica do Recife

Dia: 21 de Agosto

Hora: 8h às 17h

Local: Compaz Ariano Suassuna, Avenida San Martin, s/n, Cordeiro.