Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 20.08.21 - 12h16

PCR oferece testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis nesta sexta (20)

img_alt

A partir das 18h30, unidade móvel do projeto itinerante “Bora testar? Bora prevenir?” vai estar no bairro da Soledade. (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife)

 

“Bora testar? Bora prevenir?” É com este mote que a Prefeitura do Recife realiza, mais uma ação para ampliar o acesso da população às formas de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces de HIV, sífilis e/ou hepatites virais. Nesta sexta-feira (20), a partir das 18h30, profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) do município estarão na unidade móvel na Rua das Ninfas, 84, Soledade, área central da cidade, para realizar testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e aconselhamento do público.

Durante a ação, serão ofertados cerca de 240 testes rápidos para detectar possíveis casos de HIV, sífilis e/ou hepatites B e C, e qualquer pessoa pode ter acesso ao serviço. Nos casos em que o resultado dá positivo, o usuário recebe aconselhamento e é encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde. Na atividade, ainda serão distribuídos preservativos, sachês de gel lubrificante e materiais educativos sobre ISTs.

O projeto itinerante “Bora testar? Bora prevenir?” foi inaugurado em julho deste ano com o objetivo de ampliar a testagem de ISTs e ofertar esses serviços em horários alternativos e em diversos locais de grande circulação de pessoas na cidade. Desde então, já foram realizados mais de 300 testes rápidos. A expectativa é que a unidade móvel do projeto circule toda semana em diferentes pontos do Recife.

Essa iniciativa pretende alcançar de forma mais assertiva a população LBGTQIA+, usuários de álcool e outras drogas, população em situação de rua e de outras vulnerabilidades sociais, além das áreas descobertas pela Estratégia de Saúde da Família.

SERVIÇOS – Na rede municipal de saúde, a Prefeitura do Recife oferece serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Existem dois Serviços de Atenção Especializada (SAE) para as pessoas com HIV/Aids: um na Policlínica Lessa de Andrade, localizada na Madalena, e outro na Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista.

 

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife oferece, de forma rotineira, testagem rápida no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros e também na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria. Além disso, a população pode se dirigir à unidade básica de saúde mais perto de casa, para saber a disponibilidades de testes rápidos para detecção de ISTs. O resultado sai em cerca de meia hora. A rede pública também oferece, nos postos, vacina contra hepatite B, disponível para todas as pessoas, independentemente de idade ou condição de vulnerabilidade. O esquema é composto por três doses, como preconiza o Ministério da Saúde.