Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 20.08.21 - 17h52

PCR promove atividades em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência

img_alt

A 20ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência contará com ações presenciais e virtuais com o intuito de fortalecer as discussões sobre direitos e acessibilidade. (Foto: Cortesia/Sesau)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), realiza a 20ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto, data estabelecida pela Lei municipal 18.246/2016. O evento terá como tema “30 anos da Lei de Cotas, avanços e desafios” e irá acontecer em formato híbrido, com encontros virtuais e presenciais. As atividades serão promovidas pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos, em conjunto com a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife e com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife (COMUD). A Semana da Pessoa com Deficiência tem o objetivo de informar à população sobre os direitos da pessoa com deficiência, quebra de paradigmas, igualdade de oportunidades e inclusão social.

A abertura do evento acontece às 10h na segunda-feira (23) e será transmitida pelo canal no YouTube da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco (youtube.com/c/SecDesenvolvimentoSocial). Estarão presentes representantes do Governo do Estado, da Prefeitura do Recife e do COMUD/Recife. Após o pronunciamento das autoridades, será transmitida uma apresentação cultural do Projeto Encontro.

Ao longo da semana acontecerão vários webinários que serão transmitidos via YouTube ou pela plataforma Google Meet. Dentre os temas debatidos, estão o papel dos órgãos fiscalizadores para o cumprimento da Lei de Cotas, o protagonismo da mulher com deficiência no Mundo do Trabalho, saúde e reabilitação do trabalhador com deficiência, educação e qualificação para o trabalho da pessoa com deficiência. Todos os encontros virtuais contarão com a presença de um intérprete de LIBRAS. 

Além dos debates online, também serão realizadas oficinas presenciais. Na quarta-feira (25), a Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife realiza a oficina “Acessibilidade e Inclusão, isso também é Direitos Humanos” em conjunto com a equipe da Educação Inclusiva da Escola Municipal Compositor Capiba, que fica no bairro do Torreão. No dia 26, os atendentes da Agência de Emprego de Casa Amarela participarão de uma oficina sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A programação da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife também acontecerá de forma mista e, ao longo da semana, diversas atividades serão desenvolvidas nos formatos digital (que terão recursos de acessibilidade disponíveis na transmissão) e presencial. Nas plataformas de redes sociais da coordenação da Política Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (Instagram, Facebook e Youtube), ainda serão divulgados materiais informativos e vídeos (institucionais e de orientação) com profissionais da Rede Municipal de Atenção à Saúde, que abordarão a temática da saúde e inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.

Entre as atividades organizadas para a Semana, está uma Oficina com as mães das Pessoas com Deficiência, que acontecerá no dia 26 de agosto, às 9h, no Instituto de Reabilitação Infantil. A ação abordará o tema “As Práticas Integrativas na abordagem que busca estimular o Mecanismos naturais de Prevenção de Doenças e Recuperação da Saúde”.

Já no dia 27 de agosto, às 15h, será realizada uma palestra on-line que vai tratar do assunto “Arboviroses – dialogando sobre prevenção e cuidado para as pessoas com deficiência”. A transmissão será feita pelo canal da Política Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência no YouTube, que pode ser acessado neste link: https://bit.ly/3y1YAcm


Confira a programação completa da Semana Estadual e Municipal da Pessoa com Deficiência:

Dia 23/08 | Abertura da Semana Estadual e Municipal da Pessoa com Deficiência

Horário: 10 às 11h

Formato virtual –https://www.youtube.com/c/SecDesenvolvimentoSocial 

Realização: Governo do Estado e Prefeitura do Recife

 

Dia 23/08 | Webinário: O papel dos Órgãos Fiscalizadores para o Cumprimento da Lei de Cotas

Horário: 14h às 16h

Formato virtual -https://www.youtube.com/c/SecDesenvolvimentoSocial

Realização: Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, Coordenação da Política da Pessoa com Deficiência do Cabo de Santo Agostinho e Superintendência da Pessoa com Deficiência de Bezerros.

 

Dia 23 e 25/08 | Palestra - Amamentação uma conexão profunda: quando a deficiência é uma condição presente na vida entre mãe e filho

Horário: 14h

Formato Virtual -http://meet.google.com/tvr-wowh-ipn

Realização: Secretaria de Saúde do Recife

 

Dia 24/08 | Webinário: O Protagonismo da Mulher com Deficiência no Mundo do Trabalho

Horário: 9h às 11h

Formato Virtual –https://meet.google.com/vmv-mztk-kbb

Realização: Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, Secretaria da Mulher do Recife, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife.

 

Dia 24/08 | Webinário:  Saúde e Reabilitação do Trabalhador com Deficiência

Horário: 14h às 16h

Formato virtual –https://www.youtube.com/c/SecDesenvolvimentoSocial 

Realização: Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, Coordenadoria da Pessoa com Deficiência de Moreno e Coordenadoria da Pessoa com Deficiência de Caruaru.

 

Dia 25/08 | Oficina Acessibilidade e Inclusão, isso também é Direitos Humanos

Horário: 9h às 12h

Local: Escola Municipal Compositor Capiba - Rua Prof. Othon Paraíso, 375, Torreão

Realização:  Equipe da Educação Inclusiva da Escola Municipal Compositor Capiba e Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife.

 

Dia 25/08 | Atividade física e recreativa para crianças com autismo e microcefalia

Horário: 8h30

Local: EREM Clotilde de Oliveira - Avenida Norte, 6760

Realização: Secretaria de Saúde do Recife.

 

Dia 25/08 | Apoio às famílias de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV)

Horário: 14h

Local: Sala de Reunião da sede do Distrito Sanitário VIII - Rua Escola de Sagres, 22, Jordão Baixo.

Realização: Secretaria de Saúde do Recife.

 

Dia 25/08 | Webinário: Educação e Qualificação para o Trabalho da Pessoa com Deficiência

Horário: 14h às 16h

Formato virtual  -https://www.youtube.com/c/SecDesenvolvimentoSocial 

Realização: Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, Coordenadoria da Pessoa com Deficiência de São Lourenço e Coordenadoria da Pessoa com Deficiência de Camaragibe.

 

Dia 26/08 | Oficina com as Mães das Pessoas com Deficiência

Horário: 9h

Local: Instituto de Reabilitação Infantil, Rua Visconde de Suassuna, 372, Boa Vista.

Realização: Secretaria de Saúde do Recife.

 

Dia 26/08| Oficina da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para os atendentes da Agência de Emprego

Horário: 10h às 12h

Local: Agência de Emprego de Casa Amarela - Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 172.

Facilitadora: Professora e intérprete de LIBRAS Rafaela Nunes, técnica da Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife.

 

Dia 26/08 | Webinário: Experiências Exitosas na Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho

Horário: 14h às 16h

Formato virtual  -https://www.youtube.com/c/SecDesenvolvimentoSocial 

Realização: Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, Coordenadoria da Pessoa com Deficiência de Igarassú e Coordenadoria da Pessoa com Deficiência de Olinda

 

Dia 27/08 | CredPop: Oportunidade para Pessoa com Deficiência Empreendedora

Horário: 9h às 12h

Local: Compaz Dom Helder Câmara - Rua Lourenço de Sá, 140, Ilha Joana Bezerra

Realização: Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife  e Secretaria de Segurança Cidadã do Recife

 

Dia 27/08 | Palestra - Como enriquecer a rotina da criança com deficiência

Horário: 14h30

Local: Escola Municipal Diná de Oliveira - Rua São Mateus, Iputinga

Realização: Secretaria de Saúde do Recife

 

Dia 27/08 | Palestra - Arboviroses: dialogando sobre prevenção e cuidado para as pessoas com deficiência

Horário: 15h

Formato virtual:https://www.youtube.com/channel/UCT9HXFB3wQE5eRHId3xJv7A

Realização: Secretaria de Saúde do Recife.

 

Dia 27/08 | Reunião Ordinária do COMUD/Recife: A Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho

Horário: 14h às 17h

Formato Virtual -https://meet.google.com/aqo-gpqo-fdf 

Realização: Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife – COMUD/Recife