Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 20.08.21 - 17h54

PCR realiza ação contra arboviroses em bairros das Zonas Norte e Oeste da cidade

img_alt

Os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) vão inspecionar imóveis nos bairros da Bomba do Hemetério, Engenho do Meio e do Barro, nestes sábado (21) e domingo (22). (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Cerca de três mil imóveis dos bairros da Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife, Engenho do Meio e do Barro, ambos na Zona Oeste, receberão visitas de agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde da capital. As inspeções vão acontecer nestes sábado (21) e domingo (22) e fazem parte de um mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, promovido pela Prefeitura do Recife.

O trabalho de prevenção das arboviroses, como dengue, chikungunya e zika, acontecerá das 8h às 13h e envolverá 26 asaces, que inspecionarão 1,5 mil imóveis em cada um dos dias. Além dos domicílios, os agentes de endemias também visitarão 20 pontos estratégicos, como borracharias e ferros-velhos, que são locais com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade. Nesses ambientes, eles verificam, por exemplo, se há depósitos que acumulam água, e também realizam aspirações de alados (mosquitos adultos), além de fazer tratamento químico com inseticida. 

No bairro do Barro, na Zona Oeste, os asaces serão acompanhados de promotores da campanha ‘Bora se Cuidar’, que levam mensagens de alerta e orientações para a população, no sentido de incentivar as pessoas a não descuidarem das medidas de prevenção para evitar tanto a covid-19 como as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Os locais escolhidos para receber as inspeções apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos. De janeiro até agora, os asaces da Prefeitura do Recife visitaram mais de 1,2 milhão de imóveis e cerca de 9,4 mil pontos estratégicos de monitoramento. A Sesau também recolheu mais de 4.600 pneus em desuso que poderiam servir de criadouros para as larvas do mosquito.

BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO – Durante o mutirão, os agentes de endemias também farão inspeções de denúncias de possíveis focos de mosquitos que foram recebidas pelo Conecta Recife, através da ferramenta digital ‘Bora se Cuidar contra o Mosquito’. Nos dois dias, serão visitados 20 locais em diversos pontos da cidade.

A plataforma, que está disponível no site Conecta Recife (conectarecife.recife.pe.gov.br) ou app Conecta Recife, permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente para vistoriar áreas com possíveis focos do transmissor da dengue, chikungunya e zika. Essa é uma das estratégias da Prefeitura inseridas no Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2021, lançado em junho. Desde então, já foram recebidas mais de 1.200 denúncias.

AÇÕES CONTINUADAS – A Prefeitura do Recife realiza ações continuadas para controle dos mosquitos transmissores das arboviroses. Na rotina dos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) da Secretaria de Saúde do Recife estão visitas domiciliares para orientação da população e verificação de possíveis focos de mosquito; manutenção das ovitrampas (armadilhas para monitorar a infestação do mosquito); análise das Estações Disseminadoras de Larvicidas; adoção da Técnica do Inseto Estéril (TIE); e formação das Brigadas Contra o Mosquito, que envolvem instituições públicas e privadas da cidade.

DADOS – Até o dia 7 de agosto deste ano, foram notificados 17.754 casos de arboviroses, sendo 7.019 casos de dengue, 10.429 de chikungunya e 306 de zika. Dentre estas notificações, foram confirmados 3.243 casos de dengue e 7.932 casos de chikungunya. O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no período de 5 a 7/07/2021 (4º ciclo), apresentou resultado geral no Recife de 2,1% (risco médio). Oito bairros (Jordão, Alto do Mandu, Ibura, Dois Irmãos, Sítio dos Pintos, Cohab, Peixinhos e Linha do Tiro) apresentaram risco muito alto de infestação pelo Aedes aegypti.