Experiência do Recife é apresentada em Fórum Nacional de Defesa Civil
A Prefeitura do Recife, por meio da Coordenadoria da Defesa Civil (Codecir), participa, a partir desta quarta-feira (21), do VIII Fórum Nacional de Defesa Civil, que acontece na cidade de Maceió (AL). Durante a programação, a coordenadora de Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira, participará da Mesa Redonda “Boas Práticas Municipais em Defesa Civil do Recife – Ações de Preparação e Contingência”. Além disso, dois trabalhos serão ministrados por psicólogas da Codecir. Um total de 23 servidores do órgão e do Programa Parceria nos Morros, como engenheiros ambientais e civis, assistentes sociais, psicólogos e geógrafos participarão do encontro.
O Fórum, que tem como tema “Integrar para prevenir – Gestão local de risco”, acontece até esta sexta-feira (23) e irá reunir coordenadores municipais e estaduais de Defesa Civil, técnicos e gestores da área, comunidade, membros de universidades e demais interessados em compartilhar experiências e boas práticas sobre prevenção de desastres e redução de risco. “É um evento importante, onde iremos abordar os avanços e os desafios da Defesa Civil em todo o País, seja em nível nacional, estadual e municipal”, atesta a coordenadora de Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira.
Na sexta-feira (23), último dia do Fórum, a gestora participará da Mesa Redonda “Boas Práticas Municipais em Defesa Civil do Recife – Ações de Preparação e Contingência”. “É o momento em q ue teremos um espaço para abordar nossa atuação e poderemos trocar experiências com coordenadores de outros municípios”, afirma Keila Ferreira. A Codecir é referência em todo o Brasil, que diz respeito à sua política de prevenção de acidentes em áreas de risco.
Antes disso, já nesta quarta-feira (21), dos 19 trabalhos orais que serão apresentados durante o fórum, dois serão ministrados por duas psicólogas da Defesa Civil do Recife. No Eixo Temático I – “Educação como Ferramenta de Prevenção”, Maria Clara de Souza apresenta o projeto “Ações Informativas de Gestão de Riscos em Escolas Municipais do Recife”; e no Eixo Temático II – “Identificação da Vulnerabilidade Socioambientais nas Comunidades”, a apresentação fica por conta de Juliana Barbosa, com o trabalho “Gestão de Risco e Emergências: Contribuições do Profissional de Psicologia”.