NOTÍCIAS

Cultura | 20.09.11 - 16h28

Plano Municipal de Educação para o Trânsito inicia com projeto piloto de formação de professores

A iniciativa consiste na criação de uma turma de 24 educadores da rede municipal de ensino
 
Lançado na manhã desta quarta-feira (20) pelo prefeito João da Costa, o Plano Municipal de Educação para o Trânsito (PMET), que prevê metas e estratégias de ações sobre o tema, inicia ainda este ano com a promoção do projeto piloto “educatrânsito@recife”. Desenvolvido pela CTTU e a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, a iniciativa consiste na criação de uma turma de 24 educadores da rede municipal de ensino de diferentes escolas que irão passar por uma formação em educação para o trânsito.
 
Segundo a secretária de Educação, Ivone Caetano, o projeto de formação continuada semipresencial de Educação para o trânsito irá trabalhar concomitantemente os educadores e os estudantes. “Na medida em que os formadores estiverem no curso, eles também estarão já trabalhando com os estudantes numa maneira lúdica. Esse plano é uma política voltada para diminuir esses danos provocados pelos acidentes de trânsito e a falta de cidadania no trânsito, trabalhando uma política de respeito ao próximo”, disse a gestora.
 
“Ao longo de toda a história da CTTU foram realizadas ações e eventos pontuais de educação para o trânsito, mas sem uma continuidade. Essa nossa proposta do plano, com base no que diz a Lei de Diretrizes e Bases e do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) reforça a execução de políticas voltadas para educação para o trânsito com a finalidade de universalizar essa temática em toda a rede municipal”, informou a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Maria de Pompéia Pessoa.
 
De acordo com a presidente da CTTU, a formação dos estudantes sobre Educação para o Trânsito deve ser um trabalho que passa por todas as disciplinas vistas em sala de aula. A proposta é que os professores sejam multiplicadores do debate sobre o trânsito nas suas escolas. O projeto piloto consiste na promoção do “Curso Modular Semipresencial” para formação de professores de 1º e 2º Ciclos em Educação de Trânsito, no período de 10 de outubro a 21 de dezembro de 2011. A socialização dos projetos acontecerá na abertura do ano letivo de 2012.
 
Nesta primeira turma, serão selecionados 24 professores de diferentes escolas da rede já definidas pela gestão por estarem em locais mais vulneráveis na questão do trânsito. “Do mesmo jeito que estamos realizando um trabalho importante de salvar vidas nos morros da Cidade, também vamos salvar vidas nas estradas e ruas do Recife”, concluiu a secretária Ivone Caetano.

ASSUNTOS: