NOTÍCIAS

Cultura | 20.09.11 - 13h13

Prefeitura divulga ações da Semana Nacional de Trânsito

[caption id="attachment_5224" align="alignright" width="334" caption="Carlos Oliveira"][/caption]

A Semana Nacional será marcada pelo lançamento do Plano Municipal de Educação para o Trânsito

A Prefeitura do Recife preparou uma série de iniciativas para comemorar a Semana Nacional de Trânsito. O ponto alto da programação será o lançamento, nesta terça-feira (20), às 11h, do Plano Municipal de Educação para o Trânsito (PMET) pelo prefeito João da Costa. Também serão desenvolvidas campanhas educativas nas escolas municipais, junto aos shoppings da cidade e através das redes sociais e rádios comunitárias. A programação foi iniciada nesta segunda-feira (19) e se estenderá até o final de setembro.

Confira o resumo da programação.

Plano Municipal de Educação para o Trânsito (PMET) – Como principal iniciativa da Semana Nacional, o prefeito João da Costa assinará, nesta terça-feira (20), às 11h, na sede da Prefeitura do Recife, um decreto criando uma série de metas, diretrizes, estratégias e ações voltadas à educação para o trânsito que devem ser implantadas na Cidade.

Campanha nas redes sociais – Pensando no novo segmento de comunicação que abrange uma infinidade de recursos que é a internet e mais recentemente as redes sociais, a partir desta segunda-feira (19), os perfis da Prefeitura do Recife (@recifeweb) e da CTTU (@CTTU_recife) irão realizar ações especiais para os seus quase 18 mil seguidores. Durante a Semana Nacional, diversas orientações e curiosidades sobre o trânsito serão fornecidas pelos microblogs.

Na quarta-feira (21), das 15h às 15h30, a presidenta da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa, irá participar de uma twitcam ao vivo onde irá interagir com os internautas. Além de responder as perguntas dos participantes, Pompéia também irá falar mais sobre as ações do Plano Municipal de Educação para o Trânsito e as demais iniciativas do órgão municipal na gestão do trânsito da Cidade.

Campanhas nas rádios comunitárias – A Prefeitura do Recife também fará, a partir desta segunda-feira, uma divulgação de dicas para os motoristas e pedestres durante a Semana Nacional em 15 rádios comunitárias.

Campanha de estacionamento em vagas especiais – Na quarta-feira (21), a Prefeitura do Recife e a Associação Pernambucana de Shoppings Centers (APESCE) lançam uma campanha educativa para conscientização da população a respeito da correta utilização das vagas de estacionamento especiais para idosos e pessoas com deficiência. Além de integrar as comemorações da Semana Nacional de Trânsito, a data também foi escolhida, pois é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

A ação, que conta com a participação dos shoppings Tacaruna, Plaza, Boa Vista e Paço Alfândega, tem ainda o apoio do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O lançamento da campanha acontece na sala de reunião do setor administrativo do Plaza Shopping, em Casa Forte.

Rua José Osório – Ainda na Semana Nacional e dentro das medidas do Plano de Ações para o Trânsito do Recife, a CTTU realiza, no sábado (24), o disciplinamento de uma importante via do bairro da Madalena, a Rua José Osório, corredor que liga a Avenida Beira-Rio e a Rua Real da Torre até a Caxangá. Será proibido o estacionamento no lado direito da José Osório, no sentido Beira-Rio/Caxangá. O disciplinamento da via será realizado com a manutenção e instalação de nova sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas).

Também na Rua José Osório, o estacionamento será proibido nos dois lados no trecho em que a via é mão-dupla, localizado entre a Rua Demócrito de Souza Filho e a Beira-Rio. A operação foi acordada após reuniões com os proprietários de concessionárias da José Osório.

Formação do corpo técnico da Vigilância Sanitária – Nos dias 27 e 29 de setembro, numa ação conjunta da CTTU com a Secretaria de Saúde, acontece uma capacitação dos profissionais da Vigilância Sanitária do Recife. Serão capacitados 120 servidores do órgão sobre os equipamentos de segurança para os ciclistas. O objetivo é que esses profissionais orientem os estabelecimentos cujos trabalhadores utilizam bicicletas como transporte para entregas sobre a importância da necessidade do Equipamento de Proteção Individual (EPI), que garante a segurança do usuário.

ASSUNTOS: