NOTÍCIAS

Cultura | 20.09.12 - 18h01

Bicampeão da corrida de São Silvestre visita a obra da pista de atletismo do Parque do Caiara

[caption id="attachment_26418" align="alignleft" width="334"] José João da Silva (D) conheceu o novo empreendimento de lazer e desporto da cidade, acompanhado pela diretora presidente do Geraldão, Renata Lucena. Foto: Inaldo Lins[/caption]

Na tarde desta quinta (20) o bicampeão da Corrida de São Silvestre, José João da Silva, conheceu, convidado pela Prefeitura do Recife, o novo empreendimento de lazer e desporto da cidade. Acompanhado pela diretora presidente do Geraldão, Renata Lucena, o do coordenador do Capibaribe Melhor, Guilherme Tavares, o ex-atleta, que é o idealizador da Corrida das Pontes – evento que acontece anualmente nas ruas do Recife – pôde conferir a requalificação do Parque do Caiara, na Iputinga. Uma das novidades do local é especial para corredores: a pista de atletismo.

A pista de atletismo é a primeira pista pública em padrões oficiais do Recife, além de possuir todos os elementos do atletismo: caixa de salto, salto de distância, salto com vara, gaiola pra arremesso de martelo e arremesso de peso. O equipamento deverá estimular o crescimento do esporte na cidade.

“Gostaria de parabenizar o prefeito João da Costa por essa iniciativa de fazer um parque maravilhoso que alia cultura ao esporte, ainda mais com essa pista de atletismo. O parque é uma surpresa maravilhosa pra mim”, declara o ex-atleta José João. De acordo com ele a pista de atletismo acrescentará muito ao Recife. Hoje comentarista da Jovem Pan de São Paulo, José diz que o treino semanal deve ser 80 a 100 km, e que o esporte trouxe benefícios e bons frutos.

E para facilitar o acesso ao Parque, estão sendo estudados projetos de mobilidade, como uma ponte que vai ligar os bairros da Iputinga e Casa Forte, além do Barcobus, que terá no Caiara uma das suas principais estações.

“A revitalização do Parque Caiara é um grande ganho para nossa cidade. Esse projeto é tem um perfil voltado para esportistas, pois terá duas quadras poliesportivas, pista de skate, campo de futebol gramado mas, principalmente essa pista de atletismo, que é um ícone“ , diz Renata Lucena. “Recife, em Dezembro, ganha uma nova opção de lazer que terá um papel fundamental e transformador para a cidade”, conclui.

Estrutura - Com uma área total de 6.276 m² e fabricação de origem alemã, a pista de atletismo do Parque Caiara é aprovada pela IAAF (Internacional Association of Athletics Federations) e pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), e possui padrão internacional semelhante às pistas de atletismo sintéticas utilizadas nas últimas olimpíadas, em Londres. Ela possui 14 milímetros de espessura e é composta de uma manta pré-fabricada de borracha reciclada, coberta por camadas de poliuretano especial bicomponente e grânulos de borracha EPDM. Devido à sua composição, não forma focos de infiltração de umidade, resistindo à ação do tempo e diminuindo os custos de manutenção.