Prefeito João da Costa lança projeto de reforma e modernização do Geraldão
O prefeito do Recife, João da Costa, apresentou, oficialmente, o projeto de reforma e modernização do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na manhã desta quinta-feira (20). O ato aconteceu no Auditório Capiba, localizado no 15° andar do edifício-sede da PCR. Estiveram presentes na mesa de abertura, além do prefeito, a Secretária Especial da Juventude e diretora-presidente do Geraldão, Renata Lucena; o deputado federal, Fernando Ferro; o representante da Federação de Showbol, Ricardo Rocha; o atleta olímpico e um dos idealizadores da Corrida das Pontes do Recife, José João da Silva e os representantes da comissão de usuários Jacira da Silva e Pedro Henrique.
A elaboração do projeto recebeu investimento da Prefeitura de R$ 746 mil e as obras estão orçadas em cerca de R$ 40 milhões. O conceito do novo Geraldão atende à necessidade de acessibilidade e modernizações. Com o passar dos anos as dimensões da quadra principal ficaram fora dos padrões internacionais e, portanto, será necessária fazer também esta adequação. O projeto da reforma inclui a recuperação da estrutura física do ginásio, climatização e instalação de cadeiras ergonômicas em todos os setores. Além disso, serão modernizados os sistemas elétrico, hidráulico e a iluminação do equipamento. Além disso, também haverá espaço para bares, restaurantes e outros estabelecimentos, todos com vista panorâmica da quadra. Após a O novo Geraldão agregará tecnologia para receber todos os tipos de eventos esportivos e culturais, além de incluir equipamentos para sua própria sustentabilidade.
Os recursos para as obras já estão em fase de captação para serem garantidos para o próximo ano. “Além de ser uma proposta para prática inclusiva do esporte e do lazer, o projeto vem com a proposta de ser um grande impulsionador para uma possível sede nas Olimpíadas de 2016. Gostaria de parabenizar a equipe do Geraldão pelo compromisso com a nossa gestão e dizer que deixamos hoje encaminhado um projeto que consolida a prática de esportes na nossa cidade”, afirmou o Prefeito João da Costa.
Na ocasião, Renata Lucena apresentou a maquete virtual do projeto elaborado pela empresa Geosistemas. Segundo a secretária, a elaboração do projeto foi feita levando em consideração a representatividade histórica que tem o Geraldão para cidade do Recife. “O Geraldão, mesmo que não oficialmente, já pode ser considerado um patrimônio histórico da nossa cidade. Todo mundo um dia já utilizou o equipamento de alguma forma, seja por algum show na infância ou as pessoas que praticam as atividades de esporte e de lazer hoje e é por isso que faz parte da nossa história. O ginásio é um instrumento importante que garante acesso, hoje, às pessoas que mais precisam das atividades, gratuitamente, e com essa modernização poderá atender ainda mais demandas”.
Para Pedro Henrique, representante da comissão de usuários do Geraldão, o espaço representa bem mais que um espaço físico. “Considero o Geraldão a minha segunda casa. É um espaço diferente na cidade, onde se pode encontrar diversos tipos de atividades em sem nenhum custo. Eu, por exemplo, pratico artes marciais e sei que o custo para a prática deste tipo de esportes é muito alto. Agora, mesmo sem toda essa estrutura mostrada hoje, já podemos ter essa diversidade, fico imaginando que daqui alguns anos poderemos usufruir ainda mais deste espaço”. Depois do depoimento emocionado de Pedro Henrique, o deputado Fernando Ferro acrescentou: “A gente fica feliz em ver a responsabilidade que esta gestão assumiu com o esporte. O Geraldão hoje não é utilizando somente para a prática de esportes, mas como instrumento de transformação e da prática de cidadania”.