Procon-Recife orienta consumidores em ação conjunta na estação Central de Metrô
A fim de comemorar os 22 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que entrou em vigência no dia 11 de setembro de 1990, a equipe do Procon-Recife participa, nesta quinta-feira (20), de ação para orientar os usuários da estação Central do Metrô. A atividade é promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-PE, em parceria com a Associação de Defesa do Consumidor (Adecon), reúne representantes do Procon Estadual, Procons Municipais, Ministério Público, Defensoria Pública e Delegacia do Consumidor.
Além de conhecer mais sobre a atuação de cada um dos órgãos de defesa do consumidor, a população está recebendo orientações de como e onde buscar o reparo dos danos causados por empresas e prestadores de serviços. Os técnicos também esclarecem dúvidas sobre relações de consumo e de prestadoras de serviços de água, energia elétrica, telefonia, além de como utilizar corretamente cartões de crédito, firmar contratos de financiamento, realizar troca de mercadoria e fazer valer a garantia de produtos e serviços.
“Abordagens em locais de grande concentração de público são oportunidades a mais para reforçar o trabalho de informação e conscientização do cidadão para realizar uma boa compra, planejar o orçamento familiar e ficar atento ao que é necessidade real e imediata de consumo”, disse a diretora do Procon-Recife, Cleide Torres.
O Procon-Recife funciona de segunda sexta-feira, das 8h às 13h, na rua Carlos Porto Carreiro, nº156, Derby. Para facilitar a formalização da queixa, o consumidor deve apresentar os documentos originais e cópias dos contratos, carnês, faturas, notas fiscais que comprovem as irregularidades. Informações pelo telefone 0800.281.1311, ou e-mail procon@recife.pe.gov.br.