NOTÍCIAS

Esportes | 20.09.13 - 19h06

Recife comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

[caption id="attachment_38613" align="alignleft" width="680"] O projeto Praia sem Barreiras foi implantado no Recife em março deste ano. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo/PCR)[/caption]

Neste sábado (21), se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Em comemoração à data serão realizadas uma série de atividades voltadas para o segmento durante todo o dia. As ações foram viabilizadas pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com o Governo do Estado, através da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead). Durante a atividade será realizada a divulgação da Campanha Municipal "Respeite a Pessoa com Deficiência - Ela é cidadã como você!".

No início da manhã, a partir das 8h30, acontecerá o Projeto Praia sem Barreiras, em Boa Viagem, com uma partida da Seleção pernambucana de Vôlei Sentado e apresentação da banda Segnos, com todos os integrantes cegos. O projeto Praia sem Barreiras foi implantado no Recife em março deste ano, e garante um banho de mar assistido voltado para pessoas com baixa mobilidade. O público dispõe de cadeira anfíbia e profissionais que auxiliam o banho de mar nas manhãs de quinta à domingo, em frente ao Internacional Palace Hotel, na Praia de Boa Viagem.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, o dia 21 de setembro é um dia de luta e reivindicação pela inclusão das pessoas com deficiência nos direitos sociais básicos e no lazer. "Estamos fortalecendo o respeito à pessoa com deficiência e alertando a sociedade de que é preciso repensar nossa cidade", afirmou.

No período da tarde, às 16h30, será apresentada a peça Dissemedança, do grupo de teatro Em cena arte e cidadania, que conta com jovens atores da comunidade dos Coelhos. O público convidado - entidades municipais voltadas à pessoas com deficiência - vão assistir à uma peça totalmente inclusiva, com autodescrição e libras, contemplando os cegos e surdos. A ação é um grande desafio da Prefeitura do Recife, implantando a acessibilidade no lazer, considerado um direito.

Não apenas na data, instituída em 1982, a Prefeitura do Recife trabalha a questão da inclusão do cidadão com deficiência durante todo o ano, através do atendimento da carteira de livre acesso, o projeto Recife Acessível, que atua na formação de grupos no enfrentamento ao preconceito e discriminação. É através de cursos de libras e conteúdo de quebra de paradigmas, que a PCR sensibiliza a sociedade para mudanças arquitetônicas de mobilidade, e ainda, promovendo a integração dos serviços de saúde, assistência, educação e acessibilidade, assim como atividades de lazer.

"A Prefeitura do Recife tem o compromisso de fortalecer a política municipal voltada para o segmento e é uma forma de fazer os setores da sociedade refletirem sobre a plena igualdade de condições para todos", explicou Elizabete Godinho, secretária executiva de Direitos Humanos.


Confira a programação:

8:30 - Café da manhã
9:30 - Jogo de vôlei sentado
10:30 - 11:30 - Apresentação cultural com a Banda Segnos
16:30 – Exibição da Peça "Dissemedança", no Teatro Apolo, com serviço de comunicação inclusiva (autodescrição e libras)