NOTÍCIAS

| 20.09.13 - 17h16

Secretaria de Saúde promove palestra para celebrar o Dia Mundial do Coração

Programação será realizada no dia 25 no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, referência em cardiologia na rede municipal, em Casa Forte

No dia 29 de setembro será comemorado o Dia Mundial do Coração. Para celebrar a data, a Secretaria de Saúde do Recife, vai realizar evento no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, referência em cardiologia na rede municipal de saúde, com palestra seguida de debate sobre as ações de prevenção para manter o coração saudável. O evento será realizado no dia 25 de setembro, no auditório do Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, às 8h.

A abertura será feita às 8h, pelo diretor médico do Ermírio de Moraes, Silvio Paffer. Logo em seguida, começará a mesa redonda “Saúde do coração: identificando e controlando fatores de riscos”, coordenada pela cardiologista Monica Oliveira. Serão discutidas questões como os aspectos gerais das doenças cardiovasculares e fatores de risco, exercício físico e saúde do coração e controle do stress.

Centro médico – O Ermírio de Moraes realiza mais de 10 mil atendimentos mensais e conta com uma equipe multiprofissional, composta por médicos cardiologistas, endocrinologistas, oftalmologistas e cirurgiões vasculares, além de enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, odontologistas, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos e técnicos de enfermagem. A unidade também realiza exames de ecocardiografia e teste ergométrico. Uma unidade especial da Academia da Cidade funciona no centro, oferecendo atividades especializadas para pacientes portadores de patologias cardíacas.

Prevenção - Para se preservar a saúde do coração é importante a adoção de hábitos saudáveis de vida, sobretudo no quesito alimentação, evitando o abuso do consumo de sal e gorduras. Além disso, é necessária a prática regular de atividade física sob a orientação de um profissional da área e após ter sido liberado por um cardiologista. A prevenção é o melhor remédio para evitar as doenças do coração, mas, no caso de já ser portador de alguma doença, é aconselhável seguir rigorosamente as recomendações médicas, nunca deixando de tomar as medicações prescritas.