NOTÍCIAS

Cultura | 20.09.14 - 15h03

Primeira noite do Nas Cordas do Pátio encanta o público

Abertura do projeto contou com o grupo Choro Brasil e o BCM Pierrot de São José. (Foto: Lú Streithorst/PCR)

A noite desta sexta-feira (19) foi de muita música e brilho no Pátio de São Pedro, no bairro do São José, no Recife. O projeto Nas Cordas do Pátio teve início em alto estilo com o grupo Choro Brasil e o Bloco Carnavalesco Misto Pierrot de São José, que levaram os frequentadores do local a se deliciarem com um repertório de alto nível. O projeto é realizado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife

A noite de estreia do Nas Cordas do Pátio foi prestigiada pela secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, e pela secretária executiva de Cultura, Ângela Weber. Para Leda, o projeto é um presente que a gestão dá a um dos locais mais importantes da cidade. “A importância histórica desse sítio, a beleza dele, tudo faz jus à programação desse projeto que começa hoje. Música instrumental da melhor qualidade. A noite é uma homenagem ao próprio Pátio”, afirmou.

As irmãs Moema e Maíra Macêdo abriram a programação da noite, acompanhadas por Rodrigo Samico (violão de 7 cordas) e Tadeu Jr. (pandeiro). No repertório, chorinhos de autores considerados clássicos como “A Rosa”, de Pixinguinha, e “Brasileirinho”, de Waldir Oliveira. E também de compositores pernambucanos como Marco César e Bozó 7 Cordas, além de músicas autorais. O Choro Brasil aqueceu o público presente ao Pátio que se encantou com a performance.

Logo em seguida o BCM Pierrot de São José trouxe suas cores e Orquestra de Pau e Corda para evocar os velhos carnavais do bairro, considerado um celeiro do frevo pernambucano. Com figurantes, flabelo e o coral feminino, o bloco executou composições como Frevo da Saudade (Nelson Ferreira) e Batutas de São José (João Santiago). Foi impossível ficar apenas sentado nas mesinhas dos bares do Pátio de São Pedro.

O público presente se encantou com o projeto. O aposentado Pedro Olímpio estava emocionado: “Que maravilhosa iniciativa! É fora do comum. Eu fico agradecido de poder ter esse tipo de música aqui no Pátio de São Pedro”, afirmou.

O projeto "Nas Cordas do Pátio" será realizado até o mês de dezembro, quinzenalmente, às sextas-feiras, sempre com a apresentação de um grupo de choro e um bloco lírico. A próxima edição acontece no dia 10 de outubro.