NOTÍCIAS

Infraestrutura | 20.09.15 - 13h56

Prefeito entrega Rua João Sales de Menezes totalmente requalificada aos moradores da Várzea

img_alt

Geraldo Julio esteve na manhã deste domingo (20) no bairro para realizar a entrega da via, que já recebeu o Recife de Coração nos Bairros, com uma programação de lazer e recreação para a população. (Foto: Irandi Souza/ PCR)

 

Uma manhã de muitas atividades, com atendimento de saúde, esportes e apresentações culturais. Foi assim que começou este domingo (20) na Rua Sales de Menezes, no bairro da Várzea, que recebeu a via totalmente requalificada do prefeito Geraldo Julio e já contou com a programação do Recife de Coração nos Bairros, projeto que proporciona um dia diferente e especial para toda a família. Os moradores estavam em festa, e comemoraram os serviços na via que recebeu obras de pavimentação, drenagem, recuperação dos passeios e sinalização.

"Muito bom ver que os moradores estão felizes, porque de fato é uma transformação na qualidade de vida da população que mora aqui"

O prefeito Geraldo Julio falou da importância do serviço realizado: "Essa é a segunda rua importante que fizemos a pavimentação aqui na Várzea, também teve a Cassilândia, que foi calçada. Agora os moradores estão livres da lama durante o inverno e da poeira durante o verão. Muito bom ver que os moradores estão felizes, porque de fato é uma transformação na qualidade de vida da população que mora aqui", afirmou o gestor sobre a obra, que custou R$ 3,3 milhões de reais, oriundos do tesouro municipal, valor que também incluiu a intervenção na Rua Cassilândia, no mesmo bairro, entregue pelo prefeito em maio deste ano.

Shirley Lima, psicopedagoga que reside na rua, falou da melhoria da via com a intervenção da Prefeitura do Recife. "Tinha muito alagamento, muita lama, era muito ruim para se deslocar, além do risco de doenças e dengue, que nós passávamos. Com o asfalto o trânsito está muito melhor, não tem mais o transtorno de evitarmos passar pela rua e pegar outros caminhos. Agora o acesso está mais fácil e a vida com toda certeza está muito melhor", declarou.

As obras de pavimentação e drenagem da Rua João Sales de Menezes eram um sonho antigo da comunidade, que nos meses mais chuvosos sofriam com os constantes alagamentos, o que dificultava a circulação de pedestres e o tráfego de carros no local. A via possui 403 metros de extensão e 9 metros de largura, calçadas feitas em concreto e sinalizadas para garantir acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

Para marcar a entrega da via, a Prefeitura do Recife levou ao local o projeto Recife de Coração nos Bairros, com apresentações culturais, brincadeiras, atividades esportivas, além de serviços diversos ofertados de forma gratuita, das 10h às 17h. As crianças puderam aproveitar o pula-pula, camas-elásticas, piscina de bolinha, e vários jogos esportivos. Também tem recreação, oficina de artes, salão de beleza e pintura artística no rosto. Já os adultos puderam dar uma atenção a mais à saúde com os serviços ofertados de aferição de pressão e mamografia, palestras sobre câncer de mama e colo de útero, vacinação e ações de saúde bucal, além das apresentações musicais que contemplavam todas as idades.

Também moradora da rua, Roseane Primo falou da satisfação em receber o projeto na via já reformada. "Estamos tendo um dia muito feliz e bem diferente. Várias atividades para as crianças, jovens e idosos. Minhas filhas mesmo já foram ali aferir pressão e estão agora assistindo as apresentações. Gostei muito de ver que a obra na rua finalmente foi feita e estamos muito felizes em ver que o local já está servindo não só para receber essa programação, mas também para melhorar o trânsito e a vida das pessoas que moram aqui".

Quem compareceu ao evento também pôde contar com um polo de serviços que ofereceu uma central do cidadão com emissão de carteiras de trabalho e uma feira com empreendedores locais, que estava à disposição comercializando artesanato e alimentos. Os moradores também tiveram atividade educativa sobre higienização de frutas e verduras e orientação sobre saúde mental. O Recife de Coração nos Bairros percorre todas as RPAs da cidade e desde sua estreia, já contemplou os bairros do Ibura, Várzea, Santo Amaro, Vasco da Gama, Jardim São Paulo, Guabiraba, Hipódromo, Brasília Teimosa, Joana Bezerra, Cordeiro e Água Fria.