Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Assistência Social | 20.09.17 - 20h27

Prefeitura do Recife promove 1º Fórum de Educação Social

O evento que marcou a comemoração do Dia do Educador Social teve como público-alvo profissionais que atuam na rede de acolhimento e assistência social do município.

 

Para marcar o Dia do Educador Social, comemorado nessa terça-feira (19), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife promoveu, nesta quarta-feira (20), no Teatro Apolo, o 1º Fórum de Educação Social do Recife. O evento teve como público-alvo educadores sociais e outros profissionais que atuam na rede de acolhimento e assistência social mantidos pela gestão municipal em diversos bairros da cidade, a exemplo dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).

Com o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância do trabalho desses profissionais, o fórum teve como tema “Ser Educador e Educadora Social: identidades em (re)construção”. A mesa de abertura do fórum foi presidida pela secretária-executiva de Assistência Social do Recife, Geruza Felizardo. “Esse evento é um reconhecimento à importância do trabalho de todos vocês, que realizam uma função muito delicada junto a pessoas vulneráveis. O fórum também dá início a um processo de formação que terá continuidade a partir de agora”, ressaltou a gestora.

A educadora social Silvana Queiroz, ligada ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Prefeitura do Recife, aprovou o fórum. “Foi uma ótima oportunidade para refletir sobre qual o papel e a importância do educador social dentro da nossa sociedade. No caso específico do Recife, apesar dos muitos desafios, acho que estamos conseguindo atender da melhor forma possível o nosso público-alvo, seja na atenção básica, na média ou na alta complexidade”, avaliou.

O também educador social da Prefeitura do Recife, Saint Claer, destacou o que aprendeu sobre as técnicas de autocuidado. “Acho que o grande legado que ficou desse evento foi a reflexão sobre a importância de primeiro cuidarmos de nós, de nossa saúde mental, física e espiritual, pois só assim teremos força para realizar bem o nosso trabalho. Acho que também foi uma boa oportunidade de descarregar as energias negativas e renovar as positivas para continuarmos nessa luta”, opinou.