Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Assistência Social | 20.09.18 - 15h14

Profissionais da PCR comemoram Dia do Educador Social em palestra de Silvério Pessoa

img_alt

Evento foi realizado para comemorar o Dia do Educador Social, celebrado nesta quarta-feira. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Cerca de 300 pessoas participaram, nesta quarta-feira (19), de uma palestra-show do músico e professor Silvério Pessoa em comemoração ao Dia do Educador Social. O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena.

Os 242 educadores sociais que trabalham no Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Recife atuam junto às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social nas casas de acolhimento institucional da PCR, nos Centros de Referência e nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Cras e Creas), no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), no Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade, entre outros.

Organizamos esse momento de confraternização com muito carinho porque sabemos a importância que o educador social tem na nossa rede de assistência social. Sabemos do quanto vocês trabalham, no dia a dia de vocês, para mudar a realidade social de vulnerabilidade que vocês encontram. Todos vocês estão de parabéns”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna.

Um dos momentos mais emocionantes do encontro foi quando dois estudantes de 9 e 10 anos agradeceram aos educadores sociais que os auxiliam na casa de acolhimento institucional Casa do Cordeiro, que recentemente ganhou nova sede em Campo Grande. “Tio André, tio Dênis, tio Marcos, tia Diná e tio Albérico, obrigado por nos levarem pra passear, por nos ajudarem nas tarefas, por nos ajudarem a usar o computador, por marcarem nossos médicos, por fazerem nosso lanche, por ficarem com a gente quando estamos com medo de dormir no escuro, por se preocuparem com a gente, por nos darem conselhos, por nos orientarem quando erramos e por conversarem com a gente quando estamos tristes. Obrigado a todos vocês educadores sociais que tanto ajudam a gente”, disseram os garotos.

A partir do tema “O papel transformador do educador social no mundo contemporâneo”, Silvério Pessoa contou que é formado em pedagogia, que trabalhou como professor por alguns anos e que nunca conseguiu se afastar da sua formação docente, destacando que nesta quarta também se comemora o aniversário do educador Paulo Freire. “Um dos grandes desafios da sociedade atual é a convivência. Vocês, como educadores sociais, têm essa dinâmica da convivência em seu trabalho. Quando você convive, você precisa respeitar o universo do outro. A convivência exige de nós a superação do ego, do egoísmo. O que nós precisamos é construir pontes entre nós, o outro e o mundo”, disse o músico. Entre uma reflexão e outra sobre quem somos nós, qual o nosso papel e o que a gente quer, Silvério cantou e tocou músicas como Asa Branca e Pau de Arara, de Luiz Gonzaga; Coração Bobo, de Alceu Valença, entre outras, junto com o percussionista Luiz Carlos, do Morro da Conceição.

Educadora social há mais de dez anos, Keety Soares, 31 anos, adorou a palestra-show de Silvério Pessoa e falou um pouco do orgulho que tem do trabalho que desenvolve. “Nós educadores sociais atuamos para fortalecer os vínculos familiares. Vamos até as casas das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social e damos orientações para que elas tenham acesso às políticas públicas, aos seus direitos. Damos suporte e fazemos a ponte para fortalecer essas pessoas”, explicou Keety, que atualmente trabalha no Cras dos Torrões.